Mercado

Mercado de veículos usados segue estável

Vendas caíram em junho e no semestre somam 6,8 milhões de unidades, volume similar ao de 2018

Assim como as vendas de modelos zero-quilômetro no varejo, o mercado de carros usados segue com negócios estáveis este ano. Com 6,83 milhões de unidades comercializadas no primeiro semestre do ano, esse segmento registrou alta irrelevante de 0,7% frente ao mesmo período de 2018, sinalizando que o consumidor está “em compasso de espera”, conforme palavras do presidente da Fenabrave, Alarico Assumpção Júnior.

“Apesar de haver disponibilidade de crédito, o consumidor está muito cauteloso para contrair dívidas, aguardando pela melhora na economia, que depende diretamente das reformas do governo, ainda pendentes”, avalia o empresário.

Os números desse mercado relativos a junho, que contemplam 1.068.013 unidades, indicam, inclusive, uma desacelação das vendas. Não apenas houve queda de 16,3% em relação a maio (1.276.109), que teve maior número de dias úteis, como também no comparativo com junho do ano passado, da ordem de 4,2% (1.115.187).

Os dados da Fenabrave contemplam todos os tipos de veículos, incluindos leves e pesados, além de motos e implementos. Considerando apenas os automóveis e comerciais leves, as vendas este ano estão na faixa de 5,1 milhões de unidades usadas, praticamente o mesmo nível dos primeiros seis meses de 2018.

Na avaliação de Assumpção Júnior, o consumidor está postergando negócios na área, o que tem gerado inclusive a falta de carros seminovos no mercado. “Nessa caso, as vendas estão em queda porque o proprietário do seminovo está adiando a decisão de troca e há baixa oferta desse tipo de produto”.

Também o presidente da Fenauto, a Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, José Elídio dos Santos, atribui os resultados do mercado de usados às incertezas sobre o futuro próximo do desempenho da economia do País.

“O nosso segmento reflete o desaquecimento da economia como um todo nos últimos meses”, avalia Santos. “As incertezas do momento refletem, sem dúvida, nos níveis de confiança do consumidor e de outros agentes que apresentam suas projeções e perspectivas, regularmente. “

No mercado de automóveis e comerciais leves, a relação entre o volume de usados e de modelos 0 km é de 3,8. Em caminhões, essa relação é de 3,5, ficando em 2,7 para motos.


Foto: Divulgação/Abla

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás