Produto

As novas regras do recall

Apenas 40% dos veículos envolvidos entre 2014 e 2018 passaram pelo conserto

Portaria interministerial assinada no início desta semana definiu novas regras para os recalls, com destaque para o obrigatoriedade de que os proprietários sejam avisados diretamente sobre a necessidade de  reparo do veículo e o registro do não comparecimento para o devido concerto no CRLV, Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo, documento de porte obrigatório.

Ao comentar a portaria publicada na terça-feira, 2, o presidente da Anfavea, Luiz Carlos Moraes, disse que a entidade participou das dicussões sobre as novas regras, ressaltando o que o objetivo principal é atingir níveis europeus de abrangência dos recalls.

“No Brasil o índice ainda é muito baixo. Apenas 40% dos veículos envolvidos passam pela concessionária para fazer o reparo necessário. Esse porcentual na Europa chega a 90% e nossa meta é atingir esse patamar”, comentou Moraes.

Segundo estudo divulgado pelo governo, dos 9,5 milhões de automóveis envolvidos em recalls entre 2014 e 2018, apenas 4,6 milhões passaram pelo conserto.

Com as novas regras, o condutor que não levar seu veículo para reparar defeitos de fábrica no período de 1 ano a partir da publicação do chamado, será notificado no documento do veículo (na versão digital e física) quando fizer o licenciamento. O proprietário só terá uma nova versão do documento sem o registro quando fizer o licenciamento no ano seguinte à marcação.

Pelas novas normas, além dos comunicados feitos pelas montadoras, também o Denatran deverá informar o dono do veículo sobre o chamamento, seja por meio digital ou carta domiciliária. Como explicou o presidente da Anfavea, o contato via Denatran atinge um número maior de pessoas, já que as fabricantes só têm os contatos do primeiro proprietário do veículo.


 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Demanda por caminhões esfria com as taxas de juros elevadas

Licenciamentos em abril foram 14% menores no confronto mensal com o ano passado

% dias atrás

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Montadora aumenta importações de suas fábricas na China e puxa invasão de marcas chinesas concorrentes.…

% dias atrás

Hyundai passa a Toyota e assume 4º lugar em abril

No Top 5, a Fiat ganha participação, VW fica estável e GM se distancia cada…

% dias atrás

VW Polo supera Strada e lidera ranking de modelos em abril

Picape da Fiat segue na liderança no acumulado do ano, com 39.373 emplacamentos

% dias atrás

Mercado de ônibus cresce acima de 24% no primeiro quadrimestre

Programa da Caminho da Escola e recuperação do transporte público impulsionam as entregas

% dias atrás

Acea: venda de veículos comerciais recua 12% no 1º trimestre.

Na Europa, apenas o segmento de ônibus encerrou o período em crescimento

% dias atrás