Mercado

Volvo FH540 avança na liderança do mercado

Scania R450 chega ao primeiro semestre em segundo com menos de seis meses de produção

Encerradas as vendas dos primeiros seis meses do ano, o Volvo FH540 se coloca em posição confortável na liderança do mercado de caminhões. De acordo com os números da Fenabrave, federação dos distribuidores de veículos, o modelo acumulou mais de 3,1 mil unidades negociadas, o que representou 13,1% dos 24 mil caminhões pesados emplacados ou 6,7% do total de 46,8 mil unidades negociadas.

Forte desempenho também registrou o Scania R450 no período. Um dos representantes da nova geração de caminhões da marca ainda não completou seis meses de produção e já promete acentuar a rivalidade em busca do primeiro lugar. De janeiro a junho, o veículo somou 2,1 mil emplacamentos, participação de 8,9% dentre as vendas de pesados.

LEIA MAIS

→Volvo segue confiante em um crescimento de mercado de 20% a 30%

→Volvo traz evolução tecnológica na linha 2020

→Scania inicia vendas da nova geração de caminhões

Por enquanto, o Mercedes-Benz Actros 2651 foi o maior prejudicado pela ascensão do Scania R450 para a vice-liderança. O modelo da fabricante de São Bernardo do Campo (SP), antes em segundo, encerra os primeiros seis meses do ano em terceiro lugar com pouco mais de 2 mil unidades licenciadas e fatia de 8,6% nos emplacamentos de pesados.

O quarto modelo mais vendido do mercado é praticamente inalcançável na categoria de médios. O Volkswagen Delivery 11.180 chega ao fim do primeiro semestre com 54,5% das vendas do segmento, somando mais de 2 mil unidades licenciadas em mercado de 3,8 mil caminhões.

Outro representante da Volvo, o FH460 terminou o período na quinta posição e encerra o bloco de modelos que acumularam mais de 2 mil unidades negociadas no semestre. No caso, sua participação dentre os pesados foi de 8,5%.

O ranking dos dez mais vendidos no primeiro semestre segue com o líder dos semipesados em sexto, o Constellation 24.280, com fatia de 15,1% nas vendas da categoria, de 10,9 mil unidades; em sétimo o leve Delivery 9.170, com 28% de participação em mercado de 1,5 mil caminhões; o pesado DAF XF107, com 5,4%; o leve Mercedes-Benz Accelo 1016 (22,7%) e, em décimo, o semipesado Mercedes-Benz Atego 1719 (15,1%).


Foto: Volvo/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás