Mercado

Fiat revisa para baixo projeção de alta do mercado no ano

Montadora aposta agora em crescimento de 7,8%, ante os 10% anteriores, com a venda de 2,66 milhões de unidades

AFiat está projetando para 2019 um índice de crescimento do mercado de automóveis e comerciais leves inferior ao estimado no primeiro semestre. Ante previsão de uma alta de 10%, acredita agora em expansão de 7,8%, o que representará a venda de 2 milhões 665 mil unidades contra os 2 milhões 472 mil emplacamentos de 2018.

Segundo o gerente da marca Fiat para a América Latina, Hugo Domingues, a recém-aprovada reforma da previdência pode alterar a nova projeção, mas é preciso esperar as próximas semanas para ver como o mercado reagirá.

“Fazemos contas todos os dias”, comenta o executivo. “Um índicador que acompanhamos de perto é o índice de confiança do consumidor, fundamental para o fechamento de novos negócios. Como cerca de 70% das compras do setor são financiadas, o medo do desemprego, por exemplo, afeta diretamente as vendas no varejo”.

A Fenabrave já revisou de 11% para 8% a meta de expansão do segmento de automóveis e comerciais leves este ano. A Anfavea ainda mantém a estimativa de 11%, mas já alterou a meta das exportações, que vão cair bem mais que o previsto. A entidade das montadoras acredita, a princípio, que para o mercado interno o segundo semestre será melhor que o primeiro.

LEIA MAIS

Anfavea reduz projeção das exportações

Fenabrave revisa para baixo projeção de alta para este ano

Com relação ao alto volume de vendas diretas, o gerente da Fiat explicou que grande parte desses negócios no caso da Fiat é feita junto ao consumidor individual e não grandes frotistas. “Das nossas vendas diretas, 80% são direcionadas a produtores rurais, micro empresários, taxistas e público PcD (pessoas com deficiência). Apenas 20% direcionam-se às locadoras”.

Ou seja, são vendas feitas com base no CNPJ e não CPF (com excessão do PcD), mas sem significar negócios de altos volumes. A Fiat é uma das marcas que tem a maior parte dos seus negócios internos baseda em vendas diretas.

LEIA MAIS

As variações das vendas diretas por marca

Fiat amplia linha Toro com duas novas versões de entrada

A Fiat encerrou o semestre com a venda de 171,4 mil automóveis e comerciais leves vendidos internamente, com participação de 13,7% no período. É a terceira marca mais vendida no País, perdendo apenas para a General Motors e a Volkswagen.

A montadora é lider no segmento de picapes com a Strada e a Toro. A primeira emplacou 36,3 mil unidades no semestre a segunda, 28,6 mil. Esta semana a fabricante lançou em Pernambuco a linha 2020 da Toro, que entre outas novidades chega ao mercado com duas novas versões de entrada, uma flex e outra a diesel.


Foto: Divulgação/Fiat

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás