As duas fabricantes anunciam união com a Argo AI para introduzir a tecnologia de veículos autônomos nos Estados Unidos e Europa
Com o objetivo de avançar na condução autônoma e na eletrificação, o Grupo Volkswagen e a Ford Motor Company divulgaram nesta sexta-feira, 12, que estão expandindo sua aliança global e de forma conjunta irão colaborar com a Argo AI para introduzir a tecnologia de veículos autônomos nos Estados Unidos e Europa.
O anúncio foi feito pelo CEO do Grupo Volkswagen, Herbert Diess (foto), o presidente e CEO da Ford, Jim Hackett, e o CEO da Argo AI, Bryan Salesky. De acordo com os executivos, o sistema de condução autônoma da Argo AI (SDS – Self-Driving System) é o primeiro com planos de implantação comercial nos mercados europeu e estadunidense.
As duas fabricantes terão uma participação igual na Argo AI e, combinadas, possuirão uma parte majoritária substancial. O restante será de propriedade dos dois fundadores da Argo AI e de um fundo de incentivos para empregados da empresa de plataformas de tecnologia de veículos autônomos. A transação completa está sujeita a aprovações regulatórias e condições para fechamento.
O foco da Argo AI é a entrega de um SDS SAE Nível 4 capaz de ser aplicado em serviços de compartilhamento de veículos e entrega de mercadorias em áreas urbanas densas. A Volkswagen e a Ford vão integrar de forma independente o sistema SDS no sentido de produzir veículos para apoiar iniciativas distintas de mobilidade de pessoas e cargas de ambas as companhias.
“Enquanto a Ford e a Volkswagen continuam independentes e competitivas no mercado, formar um time e trabalhar com a Argo AI nesta tecnologia nos permite oferecer capacidade, escala e alcance geográfico incomparáveis”, disse Hackett. “Desbloquear as sinergias em várias áreas nos permite mostrar o poder de nossa aliança global nesta era de veículos inteligentes para um mundo inteligente”.
A Volkswagen investirá US$ 2,6 bilhões na Argo AI, comprometendo-se com US$ 1 bilhão em capital e contribuindo com sua empresa de Condução Inteligente Autônoma (Autonomous Intelligent Driving – AID) com US$ 1,6 bilhão. A companhia também comprará ações da Argo AI da Ford por US$ 500 milhões ao longo de três anos.
A Ford, por sua vez, investirá os US$ 600 milhões restantes de seu investimento de US$ 1 bilhão em capital anunciado previamente na Argo AI. A transação completa representa um valor de mercado para a Argo AI em torno de US$ 7 bilhões.
LEIA MAIS
→Ford e Volkswagen formalizam aliança global
→Volkswagen já produziu 200 mil Polo e Virtus no Brasil
“A Argo AI foi feliz em atrair talentos de classe global devido à nossa clara missão e ao compromisso de implantação de nossos parceiros, e junto com os empregados da AID, teremos uma força de trabalho global para nos ajudar a atrair e reter os melhores talentos”, disse Salesky, fundador da Argo AI.
Baseada em Munique, na Alemanha, a AID será a nova matriz europeia da Argo AI e será liderada pelo atual CEO da companhia Karlheinz Wurm. Com a ampliação dos empregados da AID, a Argo AI crescerá de 500 para aproximadamente 700 empregados globalmente.
Plaforma conjunta – Também foi anunciado nesta sexta-feira que a Ford utilizará a arquitetura de veículos elétricos da Volkswagen e a MEB (Modular Electric Toolkit) para a criação de um veículo de alto volume com emissão zero na Europa a partir de 2023.
A Ford espera entregar mais de 600 mil veículos europeus em 6 anos usando essa arquitetura, estando em discussão um segundo modelo da marca totalmente novo para clientes europeus. A plataforma MEB começou a ser desenvolvida pela Volkswagen em 2016, envolvendo investimento da ordem de US$ 7 bilhões, e meta do grupo alemão é fabricar 15 milhões de carros com essa arquitetura na próxima década.
No caso da Ford, o uso da MEB faz parte de seu investimento de mais de US$ 11,5 bilhões em veículos elétricos no mundo todo. “Nossa aliança global está começando a demonstrar uma promessa ainda maior e continuamos a olhar para outras áreas com as quais poderíamos colaborar”, afirmou Diess, do Grupo VW.
Segundo o executivo, a expansão do uso da plataforma MEB reduz os custos de desenvolvimento para veículos com emissões zero, permitindo uma adoção global mais ampla e rápida dos veículos elétricos. “Isso melhora as posições de ambas as empresas por meio de uma maior eficiência do capital, maior crescimento e melhora a competitividade”.
Foto: Divulgação/VW
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.