Empresa

Vendas globais da PSA recuam 13% até junho

Com queda em três das quatro maiores regiões, grupo negociou 1,9 milhão de veículos

O Grupo PSA vendeu pouco mais de 1,9 milhão de veículos em todo o mundo no primeiro semestre, quase 13% a menos do que o registrado em igual período do ano passado. O resultado negativo reflete, sobretudo, o encolhimento de três dos quatro maiores polos consumidores globais de veículos das várias marcas do conglomerado francês.

A exceção foi justamente o maior mercado da montadora, a Europa, que respondeu por 1,68 milhão de veículos  em 2019, praticamente o mesmo volume dos primeiros seis meses de 2018.

O grupo deteve 17,4% de participação no continente, acumulando altas ou oscilações positivas nos principais países, como Itália (+1,1), França (+0,7), Reino-Unido (+0,2), Alemanha (+0,1) e Espanha (+0,1). No segmento de veículos utilitários, sustentou a liderança com 24,7% do negócios.

A montadora credita esse desempenho sobretudo aos SUVS Citroën C5 Aircross e C3 Aircross. A marca bateu seu recorde de vendas dos últimos oito anos e viu sua participação na região avançar 0,3 ponto porcentual.

Em compensação, na África e Oriente Médio, segundo maior mercado regional da empresa, foram vendidos apenas 71 mil veículos Peugeot, Citroën, DS e Opel, as quatro marcas do grupo — queda de nada menos do que 68% sobre igual período do ano anterior.

Foi a maior queda regional, mas acompanhada de recuos importantes de 68% — de 162,9 mil para 64,2 mil unidades — na Ásia, sobretudo por conta do mercado chinês , e de 29% na América Latina, onde o grupo negociou 98 mil veículos de janeiro a junho.

LEIA MAIS

→ Nova fábrica da PSA no Marrocos já produz o Peugeot 208

→ PSA aumenta capacidade de produção global de furgões

Os números latino-americanos refletem em especial a derrocada da economia Argentina, que derrubou as vendas totais de automóveis e comerciais leves para a metade do que o País registrara na primeira metade do ano passado.

No Brasil, maior mercado sul-americano, o grupo negocia apenas modelos Peugeot e Citroën e obteve avanço significativo no período. Segundo a Fenabrave, foram licenciados 24,1 mil unidades das duas marcas nos seis primeiros meses do ano, 14% a mais na comparação anual.


Foto: Divulgação/PSA

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás