Produto

Fiat Argo e Cronos recebem 3 estrelas na proteção a adultos

Latin NCAP concedeu ainda 4 estrelas na proteção às crianças

A quarta rodada de resultados de 2019 do Latin NCAP, Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, concedeu 3 estrelas para a proteção de passageiro adulto e 4 estrelas para proteção de ocupante infantil nos Fiat Argo e Cronos.

Produzidos respectivamente no Brasil e na Argentina, os dois veículos pertencem à mesma família e pela primeira vez, desde o lançamento em 2017 e 2018, foram submetidos ao teste de colisão da instituição independente. Os modelos, equipados com dois airbags frontais, apresentaram “proteção fraca no peito do adulto no impacto lateral” e “a estrutura foi considerada instável no limite da estabilidade, segundo a entidade.

Contudo, pondera o Latin NCAP, os modelos têm “boa projeção e desenvolvimento na sua concepção”, característica que deverá permitir melhorias.

A ausência do Lembrete do Uso do Cinto de Segurança padrão para o passageiro e a falta do controle eletrônico de estabilidade, conhecido pela sigla ESC, foram apontadas como deméritos que justificam a pontuação dos Fiat.

Já a proteção das crianças quase atingiu 5 estrelas no teste dinâmico, a nota máxima. Os Fiat, afirma a entidade, demonstraram os benefícios dos sistemas de ancoragens Isofix. Embora os modelos permitam a desconexão do airbag se houver uma cadeirinha voltada para trás no assento do passageiro, a sinalização porém não atende aos requisitos da entidade, assim como a sinalização do próprio sistema Isofix.

 Toyota Etios — O Latin NCAP também avaliou nesta etapa outro carro brasileiro: o Toyota Etios nas versões hatch e sedã. A atual geração do modelo fabricado em Sorocaba (SP), que conta com dois airbags frontais e ESC de série, confirmou 4 estrelas na proteção de adultos e obteve o mesmo índice também para crianças – no teste anterior foram 2 estrelas na proteção infantil.

A entidade, porém, considerou a estrutura do veículo e a área dos pés instáveis e o modelo só não alcançou a pontuação máxima em segurança infantil devido à falta da sinalização adequada exigida pelo Latin NCAP que alerta para a presença de airbag no banco do passageiro, à ausência de dispositivo de desconexão do airbag do passageiro e à falta da sinalização adequada das ancoragens Isofix.


Foto: Divulgação/ Latin NCAP

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás