Fornecimento para as montadoras como item original permitiu preservar o crescimento
Balanço de desempenho do primeiro semestre das fabricantes de pneus associadas à Anip divulgado na quarta-feira, 17 de julho, mostra ligeiro crescimento de 1% nas vendas. De janeiro a junho, montadoras e mercado de reposição absorveram 29,1 milhões de unidades contra 28,8 milhões de pneus computado no mesmo período de 2018.
Ainda que pequena, a alta nas vendas foi impulsionada pela produção de veículos. Enquanto as montadoras receberam 8,1 milhões de pneus nos seis primeiros meses, volume que representou expansão de 8,2% sobre o volume entregue no mesmo período do ano passado, o mercado de reposição ficou 20,9 milhões, queda 1,5% na mesma base de comparação.
Segundo Klaus Curt Müller, presidente executivo da Anip, o resultado expressa o atual cenário econômico do País. “O crescimento de 1% nas vendas do setor no primeiro semestre reflete a baixa expectativa do PIB brasileiro, que novamente foi reduzido e fixado em 0,8% para 2019”, observa em nota.
LEIA MAIS
→Anip: venda de pneus cresce 2,4% no terceiro trimestre.
→Pirelli encerrará operação industrial em Gravataí
→Indústria de pneus encerra 2018 com vendas estáveis
Por segmento, as vendas de pneus para veículo de passeio encerraram o primeiro semestre estáveis, com leve recuo de 0,3% com 16,2 milhões de pneus vendidos. No caso, apesar do crescimento de 9,7% nos negócios com as fabricantes de veículos, para 5,4 milhões de unidades, a queda de 4,7% nas vendas para o mercado reposição, com 10,7 milhões de pneus, trouxe para baixo o resultado.
No segmento de pneus de carga, as entregas na primeira metade somaram 3,7 milhões unidades, variação positiva de 5,8% em relação ao desempenho anotado há um ano. Do volume, as montadoras absorveram 922,2 mil pneus, em alta de 36%, e a reposição, 2,8 milhões, queda de 1,4% sobre os seis primeiros meses de 2018.
No segmento de motocicletas, no qual a Anip contabiliza somente o mercado de reposição, as vendas do primeiro semestre ficaram estáveis, com ligeira alta de 0,6%, para 4,9 milhões de unidades entregues.
No âmbito das compras e vendas internacionais, o setor de pneus encerrou o semestre com superávit de US$ 117,7 milhões. Segue, no entanto, importando mais do que exportando. No período as remessas de pneus somaram 7,6 milhões de unidades, 4,3% maior do que o anotado um ano antes, enquanto as importações chegaram a 16,7 milhões de pneus, declínio de 10,1%.
Foto: Anip
Empresa também está criando empresa dedicada para o segmento
Operação começa com sensor de NOx para pesados
Empresa muda embalagens para dificultar essa prática e quer crescer 10% este ano no mercado…
Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas
Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas
No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição