O Chevrolet Onix repetiu, em julho, sua rotina de deixar a concorrência comendo poeira quando o assunto é desempenho de vendas. O hatch mais uma vez liderou o mercado brasileiro com extrema folga ao atingir 20 mil emplacamentos, mais do que o dobro do segundo colocado, o Hyundai HB20, que somou 9,2 mil unidades licenciadas no mês passado.
A tranquila vantagem é ainda maior ao longo do ano. No acumulado dos sete primeiros meses de 2019, o Chevrolet já tem quase 137 mil unidades negociadas contra 62,2 mil do hatch da Hyundai. É praticamente certo, portanto, que o Onix conquistará o título de automóvel mais vendido do Brasil pelo quinto ano consecutivo.
De janeiro a julho do ano passado o Onix somou pouco mais de 106 mil licenciamentos. Ou seja: enquanto o mercado interno de automóveis cresceu perto de 11% em 2019, a evolução do Chevbrolet beira os 30%. Esse fôlego de vendas chama ainda mais a atenção por se tratar de uma geração que, sabidamente, será substituída nas próximas semanas.
Se o primeiro lugar dificilmente mudará de mãos, a segunda posição no ranking ainda reservará boa disputa nos últimos cinco meses do ano. A vantagem do HB20 para o terceiro colocado Ford Ka até julho foi de apenas 2,5 mil veículos. Em julho, foram negociadas 9 mil unidades do modelo da Ford, somente 135 a menos do que do representante da Ford.
Embate semelhante, tão apertado quanto, acontece pela quarta colcoação. Neste caso, entre três concorrentes: Chevrolet Prisma, Renault Kwid e Volkswagen Gol.
O sedã da Chevroletteve 8,4 mil unidades emplacadas em julho e acumulou 49,2 mil nos primeiros sete meses. O compacto da Renault está bem próximo, com 48,6 mil licenciamentos no ano — 8 mil deles somente no mês passado —, cerca de 3 mil a mais do que o Gol.
LEIA MAIS
→ Se fosse marca, Onix seria a sexta do ranking nacional
→ Alaskan suspensa dos planos da Renault para o Brasil
Se a Chevrolet tem o líder de vendas e também o quarto colocado Prisma, a FCA está na ponta por número de modelos classificados entre os dez veículos mais negociados no Brasil. São dois Fiat e um Jeep fabricados pela empresa. te da FCA mais bem colocado é a picape Strada, na sétima colocação, com 43,3 mil emplacamentos. Outro Fiat, o Argo, vem imediatamente atrás, no oitavo posto, com 42,8 mil unidades vendidas e à frente do Jeep Renegade (38,8 mil). Fecha o top 10 um segundo Volkswagen: o Polo (38,2 mil).
OS DEZ MAIS VENDIDOS OUTUBRO/19
Veículos | Unidades | |
1° | Onix | 21.198 |
2° | Ka | 9.691 |
3° | HB20 | 8.332 |
4° | Argo | 7.586 |
5° | Polo | 7.245 |
6° | Onix Plus | 7.140 |
7° | Strada | 6.958 |
8° | Toro | 6.914 |
9° | Renegade | 6.680 |
10° | Gol | 6.570 |
Foto: Divulgação
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024