Indústria

Receita das autopeças cresce 10,4% no primeiro semestre

Desempenho é positivo nas vendas para montadoras e mercado de reposição, mas negativo nas exportações em dólar

Ofaturamento líquido nominal da indústria brasileira de autopeças recuou 10% em junho no comparativo com maio, mas no acumulado do primeiro semestre o setor ainda registra desempenho positivo da ordem de 10,4% em relação à igual período de 2018.

O levantamento mensal feito com 60 empresas associadas ao Sindipeças, que representam 36,2% das vendas totais do setor no Brasil, foi divulgado pela entidade na sexta-feira, 2.

No balanço do acumulado do ano, houve aumento nas vendas para montadoras da ordem de 12,8%, de 31,7% nos negócios intrassetoriais e de 7% para o mercado de reposição.

Já as exportações, quando mensuradas em dólares, diminuíram 10,5% no comparativo do primeiro semestre deste ano com o mesmo periodo de 2018 . Em reais, no entanto, as vendas externas encontram-se no mesmo patamar, conforme dados da pesquisa conjuntural do Sindipeças.

LEIA MAIS

Importações de autopeças recuam 20%

Autopeças reduzem índice de ociosidade

Autopeças vão à Rússia em busca de novos negócios

A utilização da capacidade instalada em junho foi de 73%, mesmo porcentual do mês anterior, mas o nível de emprego sofreu retração de 4,4% no baçanço interanual.

No comparativo de junho com maio, todos os segmentos representados pela indústria de autopeças apresentaram queda. As vendas para montadoras caíram quase 10%, enquanto a receita com o mercado de reposição recuou 8,5% e as exportações em dólar retraíram-se em 1,7%. No caso dos engócios intrassetoriais o desempenho ficou negativo em 2,8%.


Foto: Divulgação/Automec 2019

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Demanda por caminhões esfria com as taxas de juros elevadas

Licenciamentos em abril foram 14% menores no confronto mensal com o ano passado

% dias atrás

Carros da China dominam México com ajuda da GM

Montadora aumenta importações de suas fábricas na China e puxa invasão de marcas chinesas concorrentes.…

% dias atrás

Hyundai passa a Toyota e assume 4º lugar em abril

No Top 5, a Fiat ganha participação, VW fica estável e GM se distancia cada…

% dias atrás

VW Polo supera Strada e lidera ranking de modelos em abril

Picape da Fiat segue na liderança no acumulado do ano, com 39.373 emplacamentos

% dias atrás

Mercado de ônibus cresce acima de 24% no primeiro quadrimestre

Programa da Caminho da Escola e recuperação do transporte público impulsionam as entregas

% dias atrás

Acea: venda de veículos comerciais recua 12% no 1º trimestre.

Na Europa, apenas o segmento de ônibus encerrou o período em crescimento

% dias atrás