Tecnologia

FCA amplia seu centro de design no Brasil, agora multimarca

Área reúne 150 profissionais e ferramentas digitais de última geração

A FCA, Fiat Chrysler Automóveis, inaugurou oficialmente nesta segunda-feira (12), em Betim (MG), o Design Center Latam. Em área de cerca de 2,7 mil m², trabalham 150 profissionais dedicados à criação de veículos. Segundo a montadora, é o maior estúdio de design automotivo da América Latina.

A empresa investiu perto de R$ 11,4 milhões no departamento, que, na verdade, é uma ampliação física e de atribuições do Centro Estilo Fiat do Brasil, criado em 2002 e que já acumula projetos importantes e conhecidos dos consumidores brasileiros e de outros mercados sul-americanos.

Nesses 17 anos, saíram dele 15 veículos e 8 carros-conceito da marca Fiat. “É uma área que agora é multimarca” reforça Peter Fassbender, diretor do Design Center Latam, referindo-se aos projetos que serão desenvolvidos também para a Jeep e RAM na América Latina.

Ao conhecer o novo estúdio em recente visita ao Brasil, Ralph Gilles, vice-presidente mundial de design da FCA, diz que a operação latino-americana tem em mãos as melhores ferramentas para criar.

O executivo se referia ao grupo de profissionais que reúne engenheiros, sociólogos e psicólogos, mas também à tecnologia disponível. O estúdio conta com o laboratório de User Experience (UX), que possui simuladores desenvolvidos especialmente para testar soluções de interfaces e conectividade, além de percepções do design interno e externo dos veículos.

“A FCA é a primeira no setor automotivo no país a investir na criação de um laboratório de UX. Com essas ferramentas, garantimos que o olhar de experiência do usuário esteja dentro do processo de desenvolvimento”, afirma Leandro Alvarenga, líder da área de UX.

O simulador cria ambiente realista de condições variadas de direção. A interação com o trânsito, como ultrapassagem de carros e a presença de pedestres, é sincronizado aos sinais do veículo, como aceleração e freada, por meio de inteligência artificial.

O recurso permite avaliar de maneira próxima do real as operações dos quadros de instrumentos e sistemas de infotainment. A plataforma é modular , troca de componentes são rápidas, sejam da Fiat, Jeep ou RAM.

LEIA MAIS

→ FCA lidera vendas internas com 18,8%

→ FCA inaugura laboratório de test-crash em Betim

Outra ferramenta é o simulador para avaliar acabamentos interno e externo, como cores e texturas, utilizado especialmente na fase inicial dos projetos, antes da construção dos modelos físicos. Investimento de R$ 1 milhão, um projetor laser ainda exibe com fidelidade o veículo em tamanho real e até detalhes de textura.

Mas o Design Center Latam avançará ainda mais nos próximos anos. Sem precisar o prazo, Fassbender diz que tem assegurada uma nova onda de investimentos para a construção de um segundo prédio, que concentrará novas áreas e equipamentos de usinagem e de impressão 3D.


Foto: Divulgação/FCA

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás