Empresa

Mercedes-Benz reforça soluções em BRT

Em evento dedicado ao transporte de passageiro, empresa destaca assessoria especializada no sistema

Como participante no 33º Seminário Nacional NTU, de 20 a 21 de agosto, em Brasília (DF), a Mercedes-Benz apresentará soluções em transporte de passageiros, especialmente para os sistemas BRT, de Bus Rapid Transit. Além de colocar os holofotes sobre o superarticulado O 500 UDA, a empresa leva pacote de tecnologias e serviços dedicados à solução de transporte coletivo por vias segregadas.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz consolida presença no transporte de Curitiba

→Mercedes-Benz tem frota de ônibus exclusiva para demonstração

→BRT Transantiago compra quinhentos ônibus Mercedes-Benz

Presente nos principais sistemas BRTs em operação no mundo, a Mercedes-Benz acumulou experiência para oferecer consultoria técnica para empresas operadoras e órgãos gestores. A fabricante reúne equipe especializada para dar apoio, das questões operacionais aos recursos tecnológicos.

Para Walter Barbosa, diretor de vendas e marketing ônibus da empresa, o crescente aumento da população nas cidades exige cada vez mais um sistema de transporte público rápido e eficiente.

Para a resolver a equação, o BRT se mostra como um modelo de menor custo de implantação em comparação a outros modais, como o metrô, além de entregar capacidade para o transporte de massa. “Por isso, muitas cidades estão escolhendo o BRT como solução ideal, atendendo às necessidades diárias das pessoas para o deslocamento nos centros urbanos”, resume Barbosa.

A fabricante ainda leva outras soluções, mas em tecnologias capazes de proporcionar mais eficiência à operação, tanto no que diz respeito ao consumo quanto às emissões de combustível. O suoerarticulada O 500 UDA, por exemplo, está equipado com o RKM, um sistema de recuperação de energia, e o EIS, dispositivo de desligamento automático do motor.

No caso do RKM, o recurso permite armazenar a reserva de energia elétrica produzida pelos alternadores do veículo para, posteriormente, ser utilizada como fonte de energia adicional nas acelerações. De acordo com a companhia, nos testes realizados pela engenharia, se obteve economia média de 2% no consumo.

Já o EIS (do inglês Engine Idle Shutdown) desliga o motor automaticamente em situações nas quais o veículo está parado por um certo período com câmbio em ponto morto e o freio de estacionamento acionado. O operador pode programar o tempo, por exemplo, quatro minutos nas condições mencionadas para o sistema entrar em ação. A solução se apresenta na medida em terminais de ônibus e garagens.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás