Fruto de um investimento de R$ 1,4 bilhão, nova linha de caminhões da marca chega ao mercado em 2020
Confiante na continuidade do crescimento do mercado de veículos pesados, a Mercedes-Benz do Brasil apresentará em setembro uma nova linha de caminhões da marca, que chegará ao mercado em 2020 e é fruto de um investimento de R$ 1,4 bilhão, parte do ciclo de R$ 2,4 bilhões programado para o período 2018-2022.
“Vamos abrir uma nova década no Brasil”, comentou o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Schiemer. “Serão os caminhões mais inteligentes e seguros do mercado brasileiro”.
A nova linha será produzida na fábrica de São Bernardo do Campo, o que sinaliza que a partir do ano que vem a empresa possa vir a concentrar sua produção de caminhões no ABC paulista, mantendo em Juiz de Fora, MG, apenas a linha de cabines – atualmente ainda são fabricados lá os modelos Actros.
LEIA MAIS
→Mercedes-Benz cria segundo turno na fábrica de ônibus
→Mercedes-Benz tem 100 vagas para estagiários a partir de 2020
→Caminhões pesados seguem como protagonistas do mercado
Schiemer não quis entrar em detalhes sobre o assunto, mas disse que tudo será negociado em seu devido tempo. A Mercedes-Benz acredita que o mercado de caminhões possa superar as 90 mil unidades este ano, chegando a cerca de 92 mil a 93 mil unidades.
Sobre a economia brasileira, o executivo voltou a falar que o caminho está certo, mas a velocidade de implementação das medidas está lenta. “A economia está bem encaminhada, mas o andar da carruagem está muito devagar”. Segundo ele, o que mais preocupa hoje são as tensões globais, assim como a recessão no mercado argentino, que prejudica produção brasileira.
O presidente da Mercedes-Benz acredita na continuidade do crescimento do mercado de caminhões e ônibus no próximo ano, mas preferiu não arriscar índices de crescimento. Destacou que a marca comercializou 16,8 mil caminhões até junho, com 30% de participação no mercado brasileiro, ante os 27,8% do ano passado.
“O extrapesado continua puxando o mercado, principalmente em função do agronegócio que segue muito bem. Outro segmento que tem melhorado é o ligado a líquidos, enquanto os de construção e logística continuam sem reação”.
Apesar da evidente frustração com o ritmo atual de crescimento da economia, Schiemer acredita em melhores dias a partir do ano que vem, prevendo reação nos segmentos de construção, indústria e varejo: “As taxas de juros menores, a inflação controlada e as reformas sendo implementadas abrem um novo horizonte de oportunidades para os negócios de veículos comerciais no País”.
O ciclo de investimento de R$ 2,4 bilhões no período 2018-2022 envolve tanto lançamento de produtos, novas tecnologias e serviços de conectividade, como também a modernização das fábricas rumo à Indústria 4.0.
O investimento na nova linha que chega ao mercado em 2020, segundo o presidente da montadora, é uma demonstração clara de que a Mercedes-Benz não deixou de acreditar no potencial do mercado brasileiro. “Estamos preparados para entregar mais eficiência aos negócios de nossos clientes na nova década que se aproxima e crescermos juntos com os clientes e o mercado”, destacou Schiemer.
Foto: Divulgação/Mercedes-Benz
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País