Empresa

General Motors abre PDV na fábrica de São Caetano do Sul

Empresa não revela meta de redução de postos de trabalho nem especifica áreas envolvidas

AGeneral Motors confirmou nesta quinta-feira, 29, a abertura na véspera de um PDV, Plano de Demissão Voluntária, para algumas áreas funcionais alocadas no Complexo de São Caetano do Sul (SP). A medida, segundo nota da empresa, tem “o objetivo de ajustar a estrutura às necessidades do negócio”.

O prazo para adesão ao PDV vai só até esta sexta-feira, 30, ou seja, o período para adesão ao plano é de apenas três dias. A montadora não revelou meta de redução de quadro de funcionários e tampouco as áreas envolvidas, mas informações internas dão conta que o corte seria na engenharia.

O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul confirmou a abertura do PDV, mas também não revelou maiores detalhes.

A empresa produz no ABC paulista a picape Montana, a minivan Spin e o Onix Joy. As demais versões do Onix e o sedã Prisma são fabricados no Complexo Industrial de Gravataí (RS). No próximo dia 11, a GM lança a nova geração do  Onix, que será fabricada exclusivamente no Rio Grande do Sul. Especula-se que a geração anterior será mantida como versão de entrada do modelo, passando a chamar-se Joy.

O novo Onix foi desenvolvido com base na plataforma criada pela Chevrolet em parceria com a chinesa SAIC, denominada GEM, Global Emerging Markets, específica para carros compactos e mercados emergentes.

LEIA MAIS

GM confirma R$ 10 bilhões nas duas fábricas paulistas

Ford perde participação e é a sexta colocada no ano

Onix só cumpre tabela para chegar ao pentacampeonato

O Onix segue firme na liderança do mercado brasileiro, com 137 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a julho, volume 28,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (106,5 mil unidades). A marca Chevrolet também lidera o mercado brasileiro, com participação no acumulado deste ano de 17,7%, índice um pouco acima do registrado no mesmo período de 2018, que foi de 16,9%.

Também a segunda e terceira colocadas do ranking por marca, a Volkswagen e a Fiat, ampliaram participação neste mesmo comparativo, de 14,2% para 15,1% e de 13% para 13,8%, respectivamente.

São José dos Campos – Na fábrica da GM em São José dos Campos, SP, os metalúrgicos entraram em estado de greve nesta quinta-feira, 29, após terem sido informados que a montadora iria descontar impostos sobre um abono no valor de R$ 2,5 mil com pagamento previsto para esta sexta-feira, 30.

Diante do movimento dos trabalhadores, a GM decidiu rever sua posição e cumprir o acordo negociado com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região em fevereiro, segundo nota distribuída pela entidade.

“A GM pretendia quebrar o compromisso, mas os metalúrgicos da montadora têm tradição de luta e conhecem seus direitos. Esta foi uma mobilização vitoriosa”, comentou o vice-presidente do sindicato, Renato Almeida, após a empresa ter se disposto a não mais descontar os impostos sobre o abono.


Foto: Divulgação/GM

 

 

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Brasileiros já compraram 2 milhões de veículos leves em 2024

Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano

% dias atrás

Alckmin recebe CEO global da Honda

Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…

% dias atrás

Começa na segunda a maior feira de transporte da América Latina

AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran

% dias atrás

Honda mexe bem pouco na família City 2025

Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma

% dias atrás

Picape que vende mais que carro no Brasil atinge 2 milhões de unidades

Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano

% dias atrás

XCMG lançará na Fenatran caminhão leve elétrico

Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País

% dias atrás