Empresa não revela meta de redução de postos de trabalho nem especifica áreas envolvidas
AGeneral Motors confirmou nesta quinta-feira, 29, a abertura na véspera de um PDV, Plano de Demissão Voluntária, para algumas áreas funcionais alocadas no Complexo de São Caetano do Sul (SP). A medida, segundo nota da empresa, tem “o objetivo de ajustar a estrutura às necessidades do negócio”.
O prazo para adesão ao PDV vai só até esta sexta-feira, 30, ou seja, o período para adesão ao plano é de apenas três dias. A montadora não revelou meta de redução de quadro de funcionários e tampouco as áreas envolvidas, mas informações internas dão conta que o corte seria na engenharia.
O Sindicato dos Metalúrgicos de São Caetano do Sul confirmou a abertura do PDV, mas também não revelou maiores detalhes.
A empresa produz no ABC paulista a picape Montana, a minivan Spin e o Onix Joy. As demais versões do Onix e o sedã Prisma são fabricados no Complexo Industrial de Gravataí (RS). No próximo dia 11, a GM lança a nova geração do Onix, que será fabricada exclusivamente no Rio Grande do Sul. Especula-se que a geração anterior será mantida como versão de entrada do modelo, passando a chamar-se Joy.
O novo Onix foi desenvolvido com base na plataforma criada pela Chevrolet em parceria com a chinesa SAIC, denominada GEM, Global Emerging Markets, específica para carros compactos e mercados emergentes.
LEIA MAIS
→GM confirma R$ 10 bilhões nas duas fábricas paulistas
→Ford perde participação e é a sexta colocada no ano
→Onix só cumpre tabela para chegar ao pentacampeonato
O Onix segue firme na liderança do mercado brasileiro, com 137 mil emplacamentos no acumulado de janeiro a julho, volume 28,6% superior ao registrado no mesmo período do ano passado (106,5 mil unidades). A marca Chevrolet também lidera o mercado brasileiro, com participação no acumulado deste ano de 17,7%, índice um pouco acima do registrado no mesmo período de 2018, que foi de 16,9%.
Também a segunda e terceira colocadas do ranking por marca, a Volkswagen e a Fiat, ampliaram participação neste mesmo comparativo, de 14,2% para 15,1% e de 13% para 13,8%, respectivamente.
São José dos Campos – Na fábrica da GM em São José dos Campos, SP, os metalúrgicos entraram em estado de greve nesta quinta-feira, 29, após terem sido informados que a montadora iria descontar impostos sobre um abono no valor de R$ 2,5 mil com pagamento previsto para esta sexta-feira, 30.
Diante do movimento dos trabalhadores, a GM decidiu rever sua posição e cumprir o acordo negociado com o Sindicato dos Metalúrgicos de São José dos Campos e Região em fevereiro, segundo nota distribuída pela entidade.
“A GM pretendia quebrar o compromisso, mas os metalúrgicos da montadora têm tradição de luta e conhecem seus direitos. Esta foi uma mobilização vitoriosa”, comentou o vice-presidente do sindicato, Renato Almeida, após a empresa ter se disposto a não mais descontar os impostos sobre o abono.
Foto: Divulgação/GM
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País