Novo Toyota Corolla combina motor 1.8 a combustão com dois elétricos. Tem também o propulsor flex 2.0.
Em sua 12ª geração, o novo Toyota Corolla chega ao Brasil em versão inédita no mundo, a Altis híbrida flex, que combina três motores, dois elétricos e um a combustão 1,8 litro. Tem também a motorização 2.0 Dynamic Force Flex, que é 15% mais potente e 9% mais eficiente do que a geração anterior do sedã médio mais vendido no Brasil. Produzida em Indaiatuba, SP, a linha 2020 do Corolla começa a ser vendida na rede de concessionárias da marca na próxima semana, dia 12, custando a partir de R$ 99.990 (GLi). O híbrido flex parte de R$ 124.990, mesmo preço da versão topo de linha 2.0. Com o pacote premium, que inclui teto solar, o hibrido custa R$ 6 mil a mais.
“Será o híbrido mais limpo do planeta”, destacou o CEO da Toyota para América Latina e Caribe, Masahiro Inoue.
Segundo o gerente de planejamento da Toyota, Maurílio Pacheco, a expectativa de venda é de 4,5 mil unidades/mês, das quais 1 mil da versão híbrida flex e o restante dos modelos com motorização 2.0. Tradicionalmente o sedã emplaca entre 4 mil e 4,5 mil unidades/mês, número que foi reduzido nos últimos meses por causa da mudança de linha para a produção da nova geração.
O Corolla 2020 estará disponível em três versões diferentes – Gli, XEi e Altis – e duas motorizações. A híbrida será oferecida apenas na versão topo de linha Altis, destacando-se pelo acabamento na cor azul nos faróis e na logomarca Toyota.
Montado sobre a nova plataforma GA-C, baseada na filosofia TNGA, o novo Corolla possui centro de gravidade 10 mm mais baixo e tem seu chassi 60% mais rígido. Com novo design e visual mais esportivo, o sedã incorpora novos itens de tecnologia e conforto, além do pacote de segurança ativa Toyota Safety Sense.
“O Corolla torna-se o sedã médio com mais equipamentos de segurança do Brasil”, garante Maurílio Pacheco. “É um divisor de águas da indústria automobilística brasileira”.
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Em termos de segurança ativa, o sedã vem com câmera e sensor na parte dianteira, incorporando o ACC, controle de velocidade de cruzeiro adaptativo; PCS, assistente de pré-colisão com frenagem automática; e o sistema de alerta de mudança de faixa. Tem ainda farol alto automático, que apaga sozinho quando outro veículo se aproximar do lado contrário.
O novo motor 2.0 Dinamic Force utilizado nas versões flex garante redução de 9% do consumo em relação à geração anterior, com 15% a mais de potência. Gera 177cv com etanol e faz 8 km/l na cidade e 9,7 km/l na estrada.
A opção híbrida faz 1,38 mj/k e emite apenas 29g de CO² por km. Gera 101 cv com etanol e o motor elétrico, 72 cv. Seu consumo é de 16,3 km/l com gasolina na cidade (medição do Inmetro) e de 14,5 km/l na estrada. Com etanol, esses números são, respectivamente, 10,9 km/l e 9,9 km/l.
Pela primeira vez o Corolla tem opção de teto solar elétrico com função antiesmagamento, disponível de série para a versão Altis 2.0 Dynamic Force ou como opcional no pacote Premium para a versão Altis híbrida. Além do teto solar, o Premium Pack oferece banco de duas cores, sensor de chuva e ajuste elétrico no banco do motorista. A cor nova da linha 2020 é a Cinza Celestial.
A garantia passa de 3 para 5 anos na motorização flex e chega a 8 anos no sistema híbrido, igual à do Prius. A garantia dos acessórios genuínos sobre de 1 para 3 anos. Além disso, o modelo terá opção de blindagem – parceria com duas empresas – mantendo-se a garantia de fábrica.
Fotos: Divulgação/Toyota
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