Produto

Porsche revela o Taycan, seu primeiro modelo elétrico

Turbo e Turbo S, as versões mais potentes, são as primeiras a chegar de uma série. No Brasil, só em 2020.

Em evento simultâneo ocorrido na Alemanha, Estados Unidos e China, além de transmissão ao vivo via internet, na quarta-feira, 4, a Porsche finalmente apresentou o Taycan, seu primeiro modelo totalmente elétrico ao mundo. A estreia, de acordo com a companhia, marca o início de uma nova era.

Nas palavras de Olivier Blume, presidente do Conselho Executivo, “o Taycan vincula a nossa herança ao futuro. Ele leva adiante a história de sucesso de nossa marca, que fascinou e emocionou as pessoas em todo mundo por mais de 70 anos”.

LEIA MAIS

→Taycan: primeiro esportivo 100% elétrico da Porsche.

Como primeiro passo na eletromobilidade, o Taycan começará a chegar em duas versões, as mais potentes inicialmente, e justifica a herança com as nomenclaturas Turbo e Turbo S, apesar da inexistência do componente em um modelo 100% elétrico.

A versão Turbo S, mais poderosa, desenvolve 560 Kw (761 cv), é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 2,8 segundo e autonomia 417 quilômetros. Já a Turbo entrega 500 Kw (680 cv), chega aos 100 km/h em 3,2 segundos, mas oferecer alcance maior, de 450 quilômetros. Ambos possuem dois motores elétricos instalados em cada eixo, tração nas quatro rodas e transmissão de duas velocidades. A velocidade máxima é de 260 km/h.

Segundo a Porsche, o Taycan é o primeiro elétrico com sistema de 800 volts, em vez dos habituais 400 volts aplicados nos veículos elétricos. Com mais tensão, maior o potencial de transmissão elétrica. Assim, para ter alcance para 100 km, o Taycan precisa de apenas cinco minutos de recarga em corrente contínua. Na tomada de casa, pode levar de 6 a 8 horas para ter 80% da capacidade da bateria.

 

O modelo traz até quatro telas sensíveis ao toque, uma delas, oferecida como opcional, é inteiramente voltado para o passageiro dianteiro. Os sistemas de informações e entretenimento do carro ainda respondem a comando de voz, basta dizer Hey Porsche! Alinhada ao discurso sustentável, o Taycan também se apresenta como o primeiro da marca sem couro no acabamento. A companhia utiliza materiais sintéticos reciclados.

A marca adianta que a família crescerá no fim do ano que vem com uma versão Cross Turismo e, que até 2022, investirá € 6 bilhões em eletromobilidade.

No mercado europeu, o Taycan será oferecido por € 153 mil, na versão mais em conta, e € 186 mil, pela variante S. O carro está programado para chegar no Brasil no segundo semestre de 2020, conforme informação da imprensa especializada brasileira presente no evento.


Foto: Porsche/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás