Produto

Volkswagen produzirá terceiro SUV nacional

Pablo Di Si, CEO da marca na América Latina, revelou o projeto em Frankfurt

A Volkswagen parece disposta a derrubar o domínio que a Jeep estabeleceu, com larga margem, no segmento de utilitários esportivos no Brasil. Depois de trazer a nova geração do mexicano Tiguan, lançar o T-Cross e anunciar, na  semana passada, que produzirá um SUV compacto na Anchieta, a montadora confirmou nesta terça-feria (10), durante o Salão de Frankfurt, na Alemanha, que terá mais um SUV nacional.

O projeto está adiantado e deve ser apresentado no segundo semestre do ano que vem, segundo Pablo Di Si, CEO da Volkswagen na América Latina. O novo veículo deve ser fabricado na unidade de Taubaté (SP), já que São José dos Pinhais produz o  T-Cross e à unidade da Anchieta caberá o SUV derivado do Polo.

T-Cross: quarto SUV mais vendido no Brasil em agosto.

Com o novo modelo anunciado na Alemanha e mais o futuro argentino Tarek, em dois anos a linha de utilitários esportivos da Volkswagen será a maior do Brasil.

Por enquanto, somente com Tiguan e T-Cross, a participação da marca de 6,3% nos SUVs é tímida perto das líderes. Mas nove vezes maior do que nos oito primeiros meses do ano passado, quando contava somente com o Tiguan.

A investida da Volkswagen, assim,  encontra respaldo no próprio desempenho de vendas desses modelos. Eles já formam o segundo maior segmento no mercado interno, atrás apenas dos hatches pequenos, que representam 33,6% dos emplacamentos em 2019.  Mas as vendas de SUVS cresceram mais de 14% este ano, enquanto o mercado de automóveis de passeio registrou, na média, evolução em torno de 9%.

LEIA MAIS

→ Volkswagen confirma CUV na Anchieta, mas não novo investimento

→ Nada detém a ascensão dos SUVs no mercado da Europa

O T-Cross tem cumprido muito bem o seu papel nesse sentido. Após seis meses do lançamento, já acumula 15,3 mil unidades negociadas. É o décimo modelo mais vendido no segmento, já muito próximo do veternano Renault Duster (16 mil).

No mês passado, o T-Cross atropelou diversos concorrentes e  foi o quarto SUV mais vendido do País, com 4,2 mil licenciamentos. O Compass, terceiro colcado, somou 4,8 mil unidades, atrás do Renegade (5,2 mil) e do líder em agosto Hyundai Creta (6,6 mil).

Com os nacionais Compass e Renegade respondendo pela quase totalidade de suas vendas,  a Jeep tem mais de 22% do segmento, que somou 374,9 mil unidades de janeiro a agosto, quase 26% do mercado interno.


Foto: Divulgação/VW

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás