É a impressão que se tem ao visitar o Salão de Frankfurt
Já há algum tempo o carro elétrico tem sido a tônica das exposições de veículos, das feiras do setor. Nos últimos salões de automóveis não houve estande que não tivesse a presença de pelo menos um modelo eletrificado — 100% puro ou híbrido.
E a energia elétrica está em todas as categorias: de carrinho de golfe a caminhão pesado.
Mas parece que essa história da montadora apresentar um modelo elétrico para não ficar por fora da onda acabou. Isso já não basta.
No Salão de Frankfurt, na Alemanha, a impressão é de que o motor a combustão acabou. Em estandes como o da Volkswagen e da Mercedes-Benz simplesmente não havia nenhum carro puramente a combustão. Eram todos elétricos ou híbridos!
Corta a cena, desce o pano!
Há algum tempo outra tendência tem se intensificado: a do utilitário esportivo. Ele já é maioria em alguns mercados, dominante na Europa e no Brasil é o segmento que tem a maior quantidade de ofertas.
Há quem já considere que o SUV não é mais uma categoria de veículo, mas sim sinônimo de carro.
E, depois desse Salão de Frankfurt, há os que vão considerar que a eletricidade não é uma opção (pelo menos para a Europa), mas “o” combustível do carro, quer dizer, do SUV.
Assim, carro, agora, é SUV e combustível, eletricidade.
Foto: Divulgação/Mercedes-Benz
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.