Lançamentos

Mercedes-Benz avança com a digitalização no transporte

Fabricante lança Actros evoluído com tecnologias de segurança semiautônomas em pacote bem-brasileiro que promete economia de 12%

A Mercedes-Benz começará a produzir em São Bernardo do Campo (SP) uma nova geração do Actros em paridade com o que é encontrado na Alemanha, mas que incorpora soluções únicas para a realidade do transporte do Brasil. A linha é resultado de investimento de R$ 1,4 bilhão, parte do ciclo de R$ 2,4 bilhões para o período de 2018 a 2022

Dentre diversas inovações, a marca inaugura no País a oferta de veículos equipados com assistente de frenagem, o ABA 5, tecnologia de sensores e câmera capaz de identificar pedestres em movimento e outros obstáculos que, caso o motorista não reaja, assume controle para frear a composição totalmente.

Também traz assistente de ponto cego, dispositivo lateral que enxerga o que o motorista não vê pelo retrovisor e, ainda, piloto automático preditivo, recurso que com ajuda do GPS e de mapas registrado no sistema, antecipa para o caminhão a topografia do percurso, permitindo ao veículo decidir por trocas de marcha, uso da inércia e freio motor. Ao motorista cabe somente o controle do volante.

“Pela primeira vez, o transportador pode optar por um caminhão que reage a eventuais riscos de acidente e não somente avisa”, reforça Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas da Mercedes-Benz do Brasil. “E mais importante, os recursos não são opcionais, mas itens de série. Se o cliente pedir sem o ABA, terei de dizer que não dá para tirar do pacote.”

LEIA MAIS

→Schiemer, da Mercedes-Benz: “Vamos abrir nova década no Brasil”.

→Ambev compra 500 caminhões Mercedes-Benz

A cesta de tecnologia recheia uma cabine inteiramente nova, baseada no habitáculo alemão, mas desenvolvida para o Brasil. Recebeu ajustes nas dimensões e no piso para melhor se adequar aos requisitos do transporte brasileiro e às medidas dos implementos. Em versão única, com altura interna de 1,84 metros, e assoalho semiplano, o habitáculo deverá entrar no portfólio global da marca para ser ofertado em outros mercados.

O novo arranjo na suspensão traseira se mostra como outra solução genuinamente brasileira. Chamada de Global Tuftrac, a solução combina o conceito de suspensão metálica com uso de borrachas que elimina necessidade de lubrificação e proporciona conforto semelhante das suspensões pneumáticas.

Por dentro, o motorista certamente entrará em um novo universo. Como em automóveis mais sofisticados, a chave é tipo de aproximação e a ignição por botão. No painel duas telas de 10,25 polegadas cada dá acesso às informações de funcionalidade do caminhão e a ajustes. Uma delas, sensível ao toque, aceita espelhamento de até dois smartphones. O motorista, ainda manipula os dados e as telas pelos comandos no volante. “A interface é igual a dos smartphones, simples e intuitiva, pelo toque do toque”, reforça Leoncini.

A linha ganha novas faixas de potência, de 450 cv para cavalo-mecânico 4×2, configuração inédita na gama Actros, e de 480 cv, em versões 6×2 ou 6×4. Também a caixa de transmissão de 12 velocidades é nova, além de eixo traseiro 108 kg mais leve que demanda 40% menos volume de óleo e cubos de rodas livres de manutenção. “O novo Actros concede ganhos de 20% nos intervalos de trocas de filtros e lubrificantes e de 15% no tempo de manutenção. O potencial é de até 12% de economia no consumo em relação ao Actros atual”, resume Hélio Ribeiro, engenheiro de produto da empresa.

O novo Actros será um dos destaques da Fenatran 2019, em outubro, O vice-presidente de vendas da companhia, estima as primeiras entregas para abril. A novidade, no entanto, conviverá com a linha atual, pelo menos durante todo o ano que vem. “Queremos atender tanto o transportador inovador quanto o conservador. A Fenatran será uma prova de fogo para entender o mix de produtos e como vai se comportar o mercado em 2020”, diz Leoncini.

Conectado, acompanha o lançamento do caminhão uma série de soluções para gestão de frota, como o Mercedes-Benz Uptime, e para o motorista, com aplicativos de check-list do veículo e de desempenho de direção, com dicas para tornar a condução mais eficiente.


Foto: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás