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Maserati terá linha eletrificada a partir de 2020

Marca da FCA lançará esportivo elétrico e versões híbridas de vários modelos

Mais uma marca de carros esportivos e de luxo está se rendendo à eletrificação. A tradicionalíssima italiana Maserati confirmou nesta quinta-feira (27) que fabricará diversos modelos híbridos e elétricos a partir do ano que vem.

Alguns serão atualizações da atual gama com a opção de powertrain híbrido, mas a empresa terá um novo esportivo 100% elétrico — a exemplo da Porsche, que  apresentou o Taycan no último Salão de Frankfurt —  e um novo utilitário esportivo de médio porte,  abaixo do Levante, lançado no ano passado om motor a combustão.

Ghibli será o primeio modelo híbrido da marca bolonhesa

Em junho do ano passado, Sergio Marchionne, então CEO da FCA,  detalhou o plano estratégico da empresa para os próximos cinco anos. Uma das principais diretrizes era exatamente a destinação de € 9 bilhões para o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos em todas as marcas do grupo e, até 2021, o fim dos motores a diesel nos automóveis que a FCA produz e vende especialmente na Europa.

O novo esportivo da Maserati, antecipou a montadora, sairá da fábrica de Modena. A planta está recebendo investimentos e alterações para montar o powertrain elétrico. Os puristas, porém, podem ficar aliviados: até antes da versão elétrica, o futuro modelo terá opção com motor a gasolina, que será lançada já no próximo ano.

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O utilitário esportivo estará à venda em 2021, com produção concentrada na fábrica da FCA em Cassino, região central da Itália. Atual base produtiva de outro SUV, o Alfa Romeo Stelvio, a unidade, assim como Modena, ganhará uma nova linha de montagem no valor estimado de  € 800 milhões e com inauguração prevista para o final do primeiro trimestre de 2020. Os primeiros carros da pré-série deverão sair da linha até 2021.

A Maserati revelou ainda que seu primeiro híbrido será o sedã Ghibli, no mercado já em 2020 e produzido em Turim. A marca também substituirá os atuais cupê Granturismo e o GranCabrio conversível por nova geração, igualmente com opções  eletrificadas e fabricado em Turim, que também  recebe adequações da ordem de € 800 milhões.

No total, a FCA está investindo € 5 bilhões em projetos de eletrificação apenas nas instalações fabris e produtos italianos.


Foto: Divulgação/Maserati

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Redação AutoIndústria

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