Empresa

Maserati terá linha eletrificada a partir de 2020

Marca da FCA lançará esportivo elétrico e versões híbridas de vários modelos

Mais uma marca de carros esportivos e de luxo está se rendendo à eletrificação. A tradicionalíssima italiana Maserati confirmou nesta quinta-feira (27) que fabricará diversos modelos híbridos e elétricos a partir do ano que vem.

Alguns serão atualizações da atual gama com a opção de powertrain híbrido, mas a empresa terá um novo esportivo 100% elétrico — a exemplo da Porsche, que  apresentou o Taycan no último Salão de Frankfurt —  e um novo utilitário esportivo de médio porte,  abaixo do Levante, lançado no ano passado om motor a combustão.

Ghibli será o primeio modelo híbrido da marca bolonhesa

Em junho do ano passado, Sergio Marchionne, então CEO da FCA,  detalhou o plano estratégico da empresa para os próximos cinco anos. Uma das principais diretrizes era exatamente a destinação de € 9 bilhões para o desenvolvimento de veículos híbridos e elétricos em todas as marcas do grupo e, até 2021, o fim dos motores a diesel nos automóveis que a FCA produz e vende especialmente na Europa.

O novo esportivo da Maserati, antecipou a montadora, sairá da fábrica de Modena. A planta está recebendo investimentos e alterações para montar o powertrain elétrico. Os puristas, porém, podem ficar aliviados: até antes da versão elétrica, o futuro modelo terá opção com motor a gasolina, que será lançada já no próximo ano.

LEIA MAIS

→ Porsche revela o Taycan, seu primeiro modelo elétrico

→ Frankfurt terá eletrificados para todos bolsos e gostos

O utilitário esportivo estará à venda em 2021, com produção concentrada na fábrica da FCA em Cassino, região central da Itália. Atual base produtiva de outro SUV, o Alfa Romeo Stelvio, a unidade, assim como Modena, ganhará uma nova linha de montagem no valor estimado de  € 800 milhões e com inauguração prevista para o final do primeiro trimestre de 2020. Os primeiros carros da pré-série deverão sair da linha até 2021.

A Maserati revelou ainda que seu primeiro híbrido será o sedã Ghibli, no mercado já em 2020 e produzido em Turim. A marca também substituirá os atuais cupê Granturismo e o GranCabrio conversível por nova geração, igualmente com opções  eletrificadas e fabricado em Turim, que também  recebe adequações da ordem de € 800 milhões.

No total, a FCA está investindo € 5 bilhões em projetos de eletrificação apenas nas instalações fabris e produtos italianos.


Foto: Divulgação/Maserati

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás