Produto

Novo Mercedes-Benz Sprinter eleva nível tecnológico em comerciais leves

Linha atualizada com o portfólio global da marca traz recurso de frenagem autônoma como item de série

Um ano depois de apresentada durante o Salão Internacional de Veículos Comerciais de Hanover, Alemanha, a Mercedes-Benz começará a oferecer no Brasil e países da América Latina nova linha do Sprinter. As versões chegam alinhadas com os produtos oferecidos em mercados como os da Europa e Estados Unidos, em patamar de tecnologia inédito para o segmento no Brasil. Para a produção dos novos utilitários, a Mercedes-Benz investiu US$ 100 milhões da fábrica da Argentina, onde os Sprinter são fabricados.

Além das alterações visuais, o que inclui para-choques mais encorpados e conjunto ótico mais alto, toda a gama – furgões, vans e cabine-chassi passam trazer como item de série o ABA, o assistente de frenagem ativo.  A tecnologia semiautônoma baseada em radar identifica obstáculos e, caso o motorista não tome alguma atitude após alertado com sinais visuais e sonoros, realiza 100% da frenagem.

LEIA MAIS

→Mercedes-Benz lança contratos de manutenção para Sprinter

As inovações em equipamentos de fábrica ainda se estendem ainda com ignição por botão de partida no painel, direção elétrica, ar-condicionado digital mais potente, carregadores e suportes de celular nas versões para passageiros, assistente de partida em rampa, acionamento elétrico de travas de travas e janelas com sistema antiesmagamento e rádio com conexão bluetooth.

A fabricante oferece como únicos opcionais a central multimídia em tela de 7 polegadas com capacidade de espalhamento com o smartphones, volante multifunção e câmera de ré.

Os novos Sprinter serão uma das atrações da Mercedes-Benz na Fenatran 2019, ocasião na qual também divulgará valores e início das entregas. Jefferson Ferrarez, diretor de vendas e marketing de vans da companhia, prefere não revelar o porcentual de aumento de preço em relação a linha atual. “Com todos os benefícios incorporados, posso adiantar que o salto no investimento inicial não será significativo. Estou certo que a percepção do cliente em relação ao valor entregue será maior.”

Ajustes no trem de força também permitiu aumentos de potência, torque e capacidades de carga, o que alterou a nomenclatura dos veículos. Os atuais Sprinter 313 CDI Street serão substituídos pelos 314 CDI, em versões chassi e furgão. No caso, o motor OM651 ganhou 11% a mais de potência, agora com 143 cv, e 8,5% mais torque, de 31,1 para 33,7 kgfm.

Nas opções superiores, os novos Sprinter 416 CDI e 516 CDI chegam para ocupar os 415 CDI e 515 CDI, em versões furgão, cabine-chassi e van. Nos modelos o motor gera 12% mais potência, agora cm 163 cv e os mesmos 8,5% de torque, para 36,4 kgfm. Com mais força, os 416 também passaram a ter 220 kg a mais de capacidade de carga útil, alcançando agora 4.100 kg de peso bruto total (PBT).


Fotos: Mercedes-Benz/Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Décio Costa

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás