Objetivo é desenvolver e comercializar em conjunto powertrains elétricos e de células de combustível
A Cummins e a Hyundai Motor assinaram um memorando de entendimento para avaliar em conjunto oportunidades para desenvolver e comercializar grupos de força elétricos e de células de combustível. O desenvolvimento inicial será focado no mercado norte-americano de veículos comerciais, incluindo o trabalho com montadoras norte-americanas na integração desses sistemas em seus veículos.
A união leva em conta as especializações de cada empresa, ou seja, a ideia é combinar os sistemas de células de combustível da Hyundai com as tecnologias de trem de força elétrico, baterias e controles da Cummins.
“Essa parceria é uma excelente oportunidade para as duas empresas alavancarem seus respectivos pontos fortes e criarem novas oportunidades de crescer e ampliar o portfólio de produtos que oferecem aos seus clientes”, avalia Thad Ewald, vice-presidente de estratégia corporativa da Cummins Inc.. “Realizamos investimentos significativos ao longo do ano passado para acelerar nossas capacidades de células de combustível, incluindo a aquisição da Hydrogenics e essa parceria é outro passo adiante”.
De acordo com o memorando assinado na semana passada, 27, as empresas se comprometem a designar uma equipe de profissionais para investigar e buscar outras áreas de colaboração, além de trabalharem juntas o desenvolvimento de sistemas de células de combustível da próxima geração.
“Com a liderança global da Hyundai em sistemas de células de combustível, juntamente com as tecnologias de trem de força eletrificadas incomparáveis da Cummins, esperamos que essa parceria deixe uma marca no mercado de veículos comerciais”, diz Saehoon Kim, vice-presidente e chefe do grupo de células de combustível do Hyundai Motor Group.
Segundo o executivo, colaborações desse tipo vão permitir que a empresa diversifique ainda mais seus negócios, além de reforçar sua liderança global em hidrogênio por meio da venda de sistemas de células de combustível Hyundai novos e existentes.
LEIA MAIS
→Cummins amplia portfólio com células de combustível
→Receitas mundiais da Cummins crescem 1% no segundo trimestre
→Joint venture Aptiv-Hyundai quer vender condução autônoma em 2022
Com essa parceria, a fabricante coreana poderá aumentar sua presença no mercado de veículos comerciais na América do Norte e a Cummins vai aprimorar seu portfólio de produtos de energia eletrificada, adicionando as tecnologias avançadas de células de combustível da Hyundai.
A nova colaboração pode se estender além do mercado de veículos comerciais, pois as empresas também avaliarão o desenvolvimento de geradores de energia a células de combustível.
Foto: Divulgação/Cummins
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.