Dependendo da aceitação, modelo vindo da China poderá ter produção local
O primeiro veículo elétrico da Caoa Chery, o Arrizo 5e, chega ao mercado brasileiro, importado da China, por R$ 159,9 mil. Ao apresentar o modelo nesta terça-feira, 1, o CEO da empresa, Marcio Alfonso, admitiu interesse na produção local do modelo.
“Vai depender da sua aceitação”, comentou o executivo. “Não é um projeto difícil, depende apenas de adequação da linha de montagem. Concentra-se aí a maior parte do investimento”.
A empresa está recebendo este ano um lote de 130 unidades do Arrizo 5e e outras 100 chegarão no início do próximo ano. A primeira concessionária a receber o modelo está sendo inaugurada na Avenida Engenheiro Luís Carlos Berrini, na capital paulista. Em janeiro, quando serão iniciadas as vendas no varejo, mais cinco revendas estarão equipadas para vender o elétrico no País: Rio de Janeiro, Curitiba, Belo Horizonte, Porto Alegre e Brasília.
Segundo o CEO da Caoa Chery, as vendas iniciais serão para locadoras e frotistas, que já procuraram a empresa para adquirir o produto. O Arrizo 5e traz baterias de íons de lítio com capacidade de carga de 53,5 kWh, uma das mais altas para modelos elétricos já disponíveis no mercado brasileiro, de acordo com a empresa.
LEIA MAIS
→Caoa Chery produzirá Arrizo 6 e Tiggo 8 no Brasil
Sua autonomia chega a 322 quilômetros (conforme norma Inmetro), auxiliada ainda por um sistema de regeneração de energia (ERE – Energy Recovery) que atua com sete diferentes níveis, sendo quatro padrões e três adicionais.
VEJA VÍDEO
Segundo o supervisor de P&D da Caoa Chery, Ednei Navarro, o tempo estimado de carregamento das baterias é de até uma hora em sistema de carga rápida (eletropostos), de até oito horas em sistema Wall Box e de até vinte horas com cabo emergencial em tomada de três pinos. O preço do Arrizo 5e não inclui o Wall Box, que tem de ser adquirido à parte.
A potência do elétrico chines é de 90 kW, equivalente a 122 cv. O torque é de 276 Nm, ou 28,1 kgfm. Como comparação, a empresa lembra que a versão do Arrizo 5 com motor a combustão 1.5 turbo Flex tem 150 cv e 190 Nm / 19,4 kgfm, respectivamente. A velocidade máxima da versão 5e é de 152 km/h.
Um diferencial tecnológico da Caoa Chery é o sistema de baterias divididas em 24 módulos. Em caso de necessidade de reparo apenas um módulo pode ser substituído, sem a necessidade de troca do conjunto completo. O modelo tem oito anos de garantia para o sistema de propulsão elétrico e três anos para o veículo completo. O valor total das revisões até 60 mil quilômetros é de R$ 2.257, valor 30% inferior em relação aos preços praticados na versão flex.
Dentre os itens de segurança do sedã elétrico, a fabricantes destaca o sistema de monitoramento da pressão e temperatura dos pneus, assistente eletrônico de partida em rampa, freio de estacionamento eletrônico, AutoHold e modos de condução Sport, Eco e ainda ECO+ (para situações de emergência).
Um exemplo é a central de interação e gerenciamento de funções do veículo, com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, sincronização de contatos/telefone e configuração de equipamentos.
Um exemplo é a central de interação e gerenciamento de funções do veículo, com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, sincronização de contatos/telefone e configuração de equipamentos.
O Arrizo 52 também é equipado com central de interação e gerenciamento de funções do veículo, com tela de 10 polegadas sensível ao toque que reúne comandos de climatização, regeneração de energia, rádio, mídias, interface visual com celular, sincronização de contatos/telefone e configuração de equipamentos.
Fotos: Divulgação/Caoa/Chery
Com reforço no portfólio de semipesados, expectativa da marca é de dobrar ao menos dobrar…
Produzido em Taubaté, modelo inédito chegará no mercado brasileiro em 2025
No compromisso pela descarbonização, marca passa a dispor sob consulta modelo B100 flex
Presidentes da Anfavea e da NTC&Logística foram enfáticos quanto à importância do programa no contexto…
Modelos eActros eCanter rodarão em 2025 em operações de oito empresas clientes da marca
Anúncio foi feito pelo presidente da montadora na Fenatran, também palco de lançamento do Iveco…