Empresa

Marcopolo cria divisão para assegurar seu futuro na mobilidade

A Next se dedicará a "pensar" soluções para além dos ônibus

Maior encarroçadora de ônibus do Brasil e uma das maiores do mundo, a Marcopolo não pretende ceder seu lugar de destaque no segmento de transporte e acaba de dar importante para nesse sentido.

Aos 70 anos e com faturamento da ordem de R$ 4,2 bilhões no ano passado , o conglomerado com sede em Caixas do Sul (RS) criou a Marcopolo Next, divisão de inovação que será dedicada exclusivamente a “pensar” a mobilidade do futuro.

Caberá ao novo braço da encarroçadora estudar, conceber, desenvolver e fornecer  serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. A Next também trabalhará na gestão da inovação do grupo todo e seus desdobramentos na cultura organizacional.

A divisão nasce dentro do conceito de company builder adotado pela Marcopolo e que consiste emconstruir startups e lançar novos negócios. “A criação da Marcopolo Next está intimamente ligada ao nosso propósito de melhorar a qualidade de vida ”, define James Eduardo Bellini, CEO da Marcopolo S/A.

“A mobilidade é um fator crítico que afeta tanto a nossa qualidade de vida quanto as atividades econômicas e sociais. Queremos atrair as novas gerações e os usuários do transporte individual para a mobilidade coletiva e diminuir o tempo e o custo dos deslocamentos”, acrescenta Petras Amaral, chefe de Inovação da Marcopolo S/A e responsável pela Marcopolo Next. “Desta forma, também estaremos contribuindo para a estruturação das cidades inteligentes.”

A empresa assegura que lguns projetos já estão em andamento e que a maioria se encontra nas fases de Prova de Conceito e Mínimo Produto Viável. As próximas etapas da Marcopolo Next incluirão a estruturação do portfólio, as estruturas físicas e a implantação de metodologias ágeis a serviço da mobilidade.

A Marcopolo está presente nos cinco continentes e seus veículos rodam em mais de uma centena de países.  Assim,  afirma a empresa, a Next também “terá foco global e deverá lançar um olhar para novos modais e negócios além do core business”. Mas muitos sistemas poderão estar nos próprios ônibus da empresa, como serviços envolvendo inteligência artificial e sensoriamento.

LEIA MAIS

→ Marcopolo conclui obras de ampliação da fábrica de São Mateus

→ Marcopolo e Scania: ônibus movido a GNV para a Argentina.

Para isso, a Next terá equipes dedicadas e multidisciplinares, além de contar com parceiras tecnológicas para o desenvolvimento de projetos, que ficarão concentradas em São Paulo, Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul. Estão previstos ainda  postos avançados no exterior, localizados nos principais ecossistemas de inovação.

Para acelerar as soluções desenvolvidas pela Marcopolo Next, a empresa criou também a Marcopolo Ventures e Capital, que destinará recursos à nova divisão e também investirá em startups e negócios aderentes à estratégia de transformação do grupo.


Foto:Divulgação/Marcopolo

 

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás