A Next se dedicará a "pensar" soluções para além dos ônibus
Maior encarroçadora de ônibus do Brasil e uma das maiores do mundo, a Marcopolo não pretende ceder seu lugar de destaque no segmento de transporte e acaba de dar importante para nesse sentido.
Aos 70 anos e com faturamento da ordem de R$ 4,2 bilhões no ano passado , o conglomerado com sede em Caixas do Sul (RS) criou a Marcopolo Next, divisão de inovação que será dedicada exclusivamente a “pensar” a mobilidade do futuro.
Caberá ao novo braço da encarroçadora estudar, conceber, desenvolver e fornecer serviços e sistemas inteligentes que facilitem o deslocamento e a conexão das pessoas. A Next também trabalhará na gestão da inovação do grupo todo e seus desdobramentos na cultura organizacional.
“A mobilidade é um fator crítico que afeta tanto a nossa qualidade de vida quanto as atividades econômicas e sociais. Queremos atrair as novas gerações e os usuários do transporte individual para a mobilidade coletiva e diminuir o tempo e o custo dos deslocamentos”, acrescenta Petras Amaral, chefe de Inovação da Marcopolo S/A e responsável pela Marcopolo Next. “Desta forma, também estaremos contribuindo para a estruturação das cidades inteligentes.”
A empresa assegura que lguns projetos já estão em andamento e que a maioria se encontra nas fases de Prova de Conceito e Mínimo Produto Viável. As próximas etapas da Marcopolo Next incluirão a estruturação do portfólio, as estruturas físicas e a implantação de metodologias ágeis a serviço da mobilidade.
A Marcopolo está presente nos cinco continentes e seus veículos rodam em mais de uma centena de países. Assim, afirma a empresa, a Next também “terá foco global e deverá lançar um olhar para novos modais e negócios além do core business”. Mas muitos sistemas poderão estar nos próprios ônibus da empresa, como serviços envolvendo inteligência artificial e sensoriamento.
LEIA MAIS
→ Marcopolo conclui obras de ampliação da fábrica de São Mateus
→ Marcopolo e Scania: ônibus movido a GNV para a Argentina.
Para isso, a Next terá equipes dedicadas e multidisciplinares, além de contar com parceiras tecnológicas para o desenvolvimento de projetos, que ficarão concentradas em São Paulo, Porto Alegre (RS) e Caxias do Sul. Estão previstos ainda postos avançados no exterior, localizados nos principais ecossistemas de inovação.
Para acelerar as soluções desenvolvidas pela Marcopolo Next, a empresa criou também a Marcopolo Ventures e Capital, que destinará recursos à nova divisão e também investirá em startups e negócios aderentes à estratégia de transformação do grupo.
Foto:Divulgação/Marcopolo
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.