Empresa

Renault Twizy em serviço de compartilhamento no Distrito Federal

Projeto pioneiro envolverá 16 elétricos compactos e 300 servidores públicos

Com uma frota que vai chegar a 16 Renault Twizy, o Distrito Federal inaugurou serviço pioneiro de compartilhamento de veículos elétricos a serem utilizados por 300 servidores públicos em rota restrita à Esplanada dos Ministérios e sedes dos órgãos da administração do governo distrital

O lançamento do novo serviço – denominado VEM DF (Veículo para Eletromobilidade) – aconteceu nesta segunda-feira, 7, no Palácio do Buriti, em Brasília. Desenvolvido pela ABDI, Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial, em parceria com o PTI, Parque Tecnológico de Itaipu, e o GDF, Governo do Distrito Federal, o VEM DF é um projeto piloto que funcionará no formato de carsharing para uso de servidores pré-selecionados.

LEIA MAIS

“Carro elétrico, você ainda vai ter um.”

Kwid mostra força e já responde por 40% das vendas da Renault

Presente na cerimônia de lançamento, o presidente da Renault do Brasil, Ricardo Gondo, destacou que, para a empresa, é um grande privilégio participar deste importante projeto. “O VEM DF certamente será referência em eletromobilidade no Brasil”, destacou o executivo, informando que a montadora negocia com outras prefeitura a instalação de serviço de compartilhamento similar ao adotado em Brasília.

Dois carros já estão habilitados para fazer o transporte de servidores e até o final do ano os demais receberão a instalação do software. A frota de 16 Twizy, dos quais 12 já estão em Brasília e quatro chegam até dezembro, foi adquirida pela ABDI, que fez um contrato de comodato com o GDF de 36 meses.

Segundo o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, se toda a frota fosse eletrificada, a economia anual com combustível chegaria a R$ 2,1 milhões. Na ocasião, Rocha anunciou a decisão do seu governo de isentar do pagamento de IPVA todos os veículos elétricos.

LEIA MAIS

DF isentará veículos elétricos de IPVA por 5 anos

O aplicativo escolhido para fazer a gestão do projeto foi o Mobi-e, desenvolvido pelo PTI e já utilizado em um programa de compartilhamento de veículos interno da Itaipu, que envolve também o elétrico compacto da Renault. O aplicativo permite reservar os veículos disponíveis, acompanhar sua localização, monitorar a velocidade, a carga de bateria e as rotas percorridas, dentre outras informações.

Como parte do mesmo projeto, foram instalados 35 eletropostos no Distrito Federal, todos fabricados pela WEG. Eles serão gratuitos e de uso coletivo, iniciativa que tem por objetivo incentivar o uso dos veículos elétricos na capital do País.

“O objetivo da ABDI é divulgar soluções e promover o investimento em eletromobilidade, que é um dos alicerces estratégicos das cidades inteligentes”, afirma Igor Calvet, presidente da ABDI.


Foto: Divulgação/Renault

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás