Venda de veículos com até 3 anos de uso cai, enquanto a dos modelos com mais de 9 anos cresce
O mercado de veículos usados segue derrapando no Brasil. A demanda até é crescente pelos modelos mais velhos, mas o segmento de seminovos, aqueles com até 3 anos de uso, não reage e registra queda de 9,1% no acumulado até setembro, impedindo um crescimento mais expressivo da demanda por usados em geral.
A venda de seminovos nos primeiros nove meses do ano limitou-se a 1,7 milhão de unidades, ante total de 1,87 milhão do mesmo período do ano passado. Os números foram divulgados nesta terça-feira, 8, pela Fenauto, Federação Nacional das Associações dos Revendedores de Veículos Automotores, que contabiliza todos os tipos de veículos, incluindo leve, pesados e motocicletas.
O mercado total de usados atingiu 10,73 milhões de unidades, o que representou crescimento inexpressivo de 1,7% sobre as 10,55 milhões de unidades comercializadas no período de janeiro a setembro de 2018. As vendas dos modelos com 4 a 8 anos recuaram 0,4%, para 4,23 milhões de unidades, enquanto a dos chamados usados maduros, com 9 a 12 anos de uso, cresceram 12,5%, para 2,23 milhões de unidades.
Também foi positivo o desempenho dos veículos velhinhos, aqueles com mais de 13 anos, cujas vendas atingiram 2,56 milhões de unidades, alta de 5% no mesmo comparativo interanual dos acumulados até setembro.
No mês de setembro, a Fenauto registrou a comercialização de 1.244.798 veículos usados em todo o país, contra 1.306.881 em agosto, o que representou uma queda de 4,8%. Segundo o presidente da entidade, Ilídio dos Santos, a variação entre os meses continua mostrando uma certa incerteza dos consumidores, motivada, ainda, pela falta de definição em muitos aspectos da economia.
“Reforçamos o nosso tom de cautela, mas mantendo, também, um otimismo moderado quanto aos resultados a serem alcançados em 2019”.
Aquisição no valor de US$ 526 milhões se estende para Europa, América do Norte e…
Arcelio Júnior reconhece interesse do governo pelo programa, mas não arrisca palpite sobre data para…
Os eventos serão anunciados dia 12 de junho em evento na capital paulista
Vendas da montadora no país crescem perto de 160% em 2024; novo diretor reforçará processo…
Volta do SUV de entrada da Honda é parte do investimento de R$ 4,2 bilhões…