Ultrapassou a Peugeot e abriu vantagem no último trimestre
A depender da continuidade dos respectivos desempenhos de mercado registrados até setembro pela Peugeot e Caoa Chery, a marca francesa encerrará 2019 na 13ª posição no ranking de carros de passeio no Brasil, uma abaixo do que detinha até o encerramento do primeiro semestre.
Por conta da chegada de vários modelos — e também pela pequena base de comparação do ano passado —, a Caoa Chery é a marca de maior crescimento no segmento este ano. Vendeu 13.910 veículos nos primeiros nove meses, 175% a mais do que no mesmo período do ano passado.
Os licenciamentos da Peugeot, em compensação, passaram de quase 16,6 mil unidades de janeiro a setembro de 2018, para 13 mil no acumulado dos nove meses de 2019, queda de mais de 20%. Isso quando a média do mercado foi de avanço de 11,4% na mesma comparação.
Setembro foi o melhor mês da curta história de dois anos da Caoa Chery. Foram emplacados 1.849 veículos da marca, 83% a mais do que no mesmo mês do ano passado e 6,8% acima do resultado de agosto. A participação da chinesa é de 0,83% contra 0,79% da Peugeot.
“A consolidação na 12ª posição no ranking demonstra que o nosso plano de crescimento é sólido e que nossos produtos estão alinhados às demandas do consumidor brasileiro”, avalia Márcio Alfonso, CEO da Caoa Chery.
Lançado no fim do ano passado, o Tiggo 5X roubou a condição de Chery mais vendido do Tiggo 2. Em setembro, o modelo somou 739 unidades emplacadas, seu recorde mensal, e acumula 4.871 unidades em nove meses.
LEIA MAIS
→ Carros 1.0 voltam a ganhar espaço no mercado
→ Fenabrave critica vendas diretas e pede reforma tributária
De uma lista de mais de 40 produtos, já é o 16° utilitário esportivo mais vendido no País, à frente exatamente do irmão menor, o Tiggo, 2, que somou 4.580 unidades negociadas no período. Curiosamente, o 15º lugar pertence exatamente a um Peugeot, o 2008, com 6.288 veículos emplacados.
Ou seja, a disputa particular entre as duas marcas até o fim do ano será definida sobretudo pelos dois modelos. Em setembro, o Peugeot alçancou 761 emplacamentos, apenas 22 unidades a mais do que o Tiggo 5X.
Foto: Divulgação/Caoa Chery
Mercado mundial de elétricos, mesmo na China, passa por momentos de incertezas
Anderson Pontalti mostra os avanços da empresa nos últimos dez anos, com operações internacionais triplicadas
No Brasil, empresa quer crescer 300% no segmento de reposição
"Números do trimestre demonstram a força e a eficiência das operações industriais no País", diz…
Unidade paranaense responsável por rolamentos de rodas terá aumento entre 15% e 20% até o…
Fabricante atua no mercado de reposição e no OEM com fornecimento da Argentina