Mercado

Caoa Chery cresce 175% e se consolida como 12ª marca de automóveis

Ultrapassou a Peugeot e abriu vantagem no último trimestre

A depender da continuidade dos respectivos desempenhos de mercado registrados até setembro pela Peugeot e Caoa Chery, a marca francesa encerrará 2019 na 13ª posição no ranking de carros de passeio no Brasil, uma abaixo do que detinha até o encerramento do primeiro semestre.

Por conta da chegada de vários modelos — e também pela pequena base de comparação do ano passado —, a Caoa Chery é a marca de maior crescimento no segmento este ano. Vendeu 13.910 veículos nos primeiros nove meses,  175% a mais do que no mesmo período do ano passado.

Os licenciamentos da Peugeot, em compensação, passaram de quase 16,6 mil unidades de janeiro a setembro de 2018, para 13 mil no acumulado dos nove meses de 2019, queda de mais de 20%. Isso quando a média do mercado  foi de avanço de 11,4% na mesma comparação.

Setembro foi o melhor mês da curta história de dois anos da Caoa Chery. Foram emplacados 1.849 veículos da marca, 83% a mais do que no mesmo mês do ano passado e 6,8% acima do resultado de agosto. A participação da chinesa é de 0,83% contra 0,79% da Peugeot.

“A consolidação na 12ª posição no ranking demonstra que o nosso plano de crescimento é sólido e que nossos produtos estão alinhados às demandas do consumidor brasileiro”, avalia Márcio Alfonso, CEO da Caoa Chery.

Lançado no fim do ano passado, o Tiggo 5X roubou a condição de Chery mais vendido do Tiggo 2. Em setembro, o modelo somou 739 unidades emplacadas, seu recorde mensal, e acumula 4.871 unidades em nove meses.

LEIA MAIS

→ Carros 1.0 voltam a ganhar espaço no mercado

→ Fenabrave critica vendas diretas e pede reforma tributária

De uma lista de mais de 40 produtos, já é o 16° utilitário esportivo mais vendido no País, à frente exatamente do irmão menor, o Tiggo, 2, que somou 4.580 unidades negociadas no período. Curiosamente, o 15º lugar pertence exatamente a um Peugeot, o 2008, com 6.288 veículos emplacados.

Ou seja, a disputa particular entre as duas marcas até o fim do ano será definida sobretudo pelos dois modelos. Em setembro, o Peugeot alçancou 761 emplacamentos, apenas 22 unidades a mais do que o Tiggo 5X.


Foto: Divulgação/Caoa Chery

 

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás