Protótipo tem sensores que também monitoram a profundidade dos sulcos
Um pneu inteligente. Essa é a melhor definição para o protótipo que a Continental desenvolveu e que, admite a empresa, pode ser seu produto comercial para os veículos que rodarão no futuro, com ou sem motorista.
Com auxílio de sensores e de uma bomba centrífuga instalada na roda, o próprio pneu monitora e, caso necessário, ajusta a pressão em seu interior em tempo real. Outros sensores ainda indicam a profundidade dos sulcos na banda de rodagem, ou seja, revelam o desgaste.
A bomba utiliza a força de rotação da roda para aumentar a pressão do ar e mantê-la dentro das especificações adequadas. Ele também é capaz de monitorar a profundidade dos sulcos.
Esse conjunto de recursos foi batizado de C.A.R.E (Conectado, Autônomo, Confiável e Eletrificado) pela Continental.
A fabricante alemã afirma que essas tecnologias ajudarão também na redução do consumo de combustível, já que pneus descalibrados têm maior arrasto e, consequentemente, demandam mais do motor.
Cálculos da empresa indicam que um pneu com 3 psi (ou libras) abaixo do indicado aumenta 2% o consumo de combustível. Pneus com pressão inferior ou superior à recomendada também têm vida vida útil reduzida, lembra a Continental.
Foto: Divulgação/Continental
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027