A Mercedes-Benz reservou para a Fenatran a apresentação de duas novas versões do Actros, que trazem o inédito motor OM 471 de 530 cv e externamente se diferenciam por não apresentar espelhos retrovisores.
Na prévia da Fenatran neste domingo, 13, o presidente da Mercedes-Benz do Brasil e CEO América Latina, Philipp Shiemer, revelou que com a chegada dos modelos 2553 6×2 e 2653 6×4 com as novas motorizações, a linha Actros passa a contar agora com seis versões. A Fenatran acontece no São Paulo Expo, na capital paulista, da segunda-feira, 14, até a sexta-feira, 18.
“Mais uma vez a Mercedes-Benz revoluciona o transporte de cargas no mercado brasileiro”, destacou Shiemer, ao comentar o fato de a empresa estar lançando por aqui o primeiro caminhão sem retrovisores externos convencionais da América Latina. Eles foram substituídos por câmeras externas no inédito e exclusivo MirrorCam, retrovisores digitais oferecidos como item opcional para os clientes do novo Actros.
As imagens captadas são exibidas, simultaneamente, em duas telas de 15 polegadas no interior da cabina, uma no lado do motorista e outra no lado do passageiro. “O MirrorCam junta-se aos numerosos sistemas inteligentes de assistência à condução que chegam ao mercado com o novo Actros a partir de 2020”, destacou Schiemer. “Com ele estamos dando mais um passo marcante e consistente no sentido de concretizar o que imaginamos para o futuro do transporte de cargas em todo o mundo”.
Também presente na prévia da Fenatran, o chefe mundial da Mercedes-Benz, Stefan Buchner, falou do desenvolvimento do Actros com motor de 530 cv exclusivamente para o Brasil: “DNA global, com charme local. Motor e cabine foram customizados para o País”, resumiu. O executivo destacou a importância do mercado brasileiro para a companhia, dizendo que a intenção é ampliar as exportações a partir do Brasil com o novo Actros.
Com relação ao novo motor, Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas e marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, comentou ser mais um marco para a empresa por aqui. “Nós fomos até as instalações dos clientes e percebemos que para realizar algumas operações rodoviárias específicas, eles precisavam de um motor mais potente e econômico. Dessa forma, desenvolvemos o novo OM 471 de 530 cv, que oferece alto torque com baixa rotação, redução no consumo de combustível de até 12% e baixo custo operacional durante seu ciclo de vida devido a longos intervalos de manutenção”.
LEIA MAIS
→Novo Mercedes-Benz Sprinter eleva nível tecnológico em comerciais leves
→Mercedes-Benz avança com a digitalização no transporte
Além de seis modelos do novo Actros em exposição – sendo que há dois cavalos mecânicos disponíveis para test drive durante a feira -, a Mercedes-Benz mostra outros dez caminhões na Fenatran, novidades em serviços e aplicativos inéditos para motoristas e gestores de frota, além da nova linha Sprinter,
Fotos: Divulgação/Mercedes-Benz
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024