Empresa

Cursor X, o futuro do motor na concepção da FPT

Além do modelo conceitual, a empresa também mostra na Fenatran o Cursor 13 Gás Natural

A FPT está aproveitando a Fenatran 2019, que abre suas portas ao público nesta segunda-feira, 14, no São Paulo Expo, na capital paulista, para mostrar o conceito Cursor X, um versátil motor que é capaz de funcionar apenas com eletricidade, em modo híbrido (combinando um propulsor a gás e o elétrico) e até mesmo a partir de uma célula de combustível movida a hidrogênio.

Ao apresentar as novidades e os produtos em linha da marca em exposição na maior feira de transporte da região, o presidente da FPT Industrial para a América Latina, Marco Rangel, destacou a preocupação da empresa com o tema sustentabilidade, dizendo que todos os desenvolvimento da empresa caminham no sentido de reduzir consumo e emissão de poluentes.

Sobre o conceito Cursor X,  o diretor geral para pesquisa e desenvolvimento da FPT Industrial, Philip Scarth, ressaltou ser ele uma solução completa de propulsão, não apenas focada no motor, que reflete a visão de futuro da companhia.

Projetado pela equipe de P&D da marca em conjunto com o Centro de Design da CNH Industrial, o conceito pode ser identificado por quatro fontes de energia principais, que na visão da marca norteiam a arquitetura, a lógica e os modos operacionais do futuro do powertrain, não só do segmento on-road, como também em aplicações off-road (máquinas agrícolas e de construção), geração de energia e marítima.

O Cursor X pode ter o mesmo tamanho de um motor tradicional de combustão interna, com arquitetura modular que permite fácil montagem e integração à arquitetura do veículo.

Movido a gás – Outra atração da FPT na Fenatran é o motor Cursor 13 Gás Natural, que é sucesso na Europa e, segundo Marco Rangel, é o mais potente propulsor movido 100% a gás natural comprimido, gás natural liquefeito e biometano da sua categoria, oferecendo potência máxima de 460 cv (338 kW) a 1900 rpm e torque máximo de 2000 Nm a 1100 rpm: “É o primeiro motor on-road especialmente desenvolvido para aplicações de longa distância, garantindo alta confiabilidade e menores custos de operação”.

Seu nível de emissão de CO2 é até 9% mais baixo do que o equivalente movido a diesel e pode chegar a quase zero com biometano. O motor também permite uma redução de emissões de 98% de material particulado e de 48% de NOx. Além disso, entrega uma economia de custos com combustível de até 40%, em comparação com o motor a diesel, e menor ruído de funcionamento.


Fotos: Divulgação/FPT

Compartilhar
Publicado por
Alzira Rodrigues

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás