Poucos anos depois de ser apresentada na Europa e em seguida nos Estados Unidos, China e há apenas dois meses no México, a empresa de serviços de mobilidade Free2Move chega ao Brasil. A marca está sendo lançada na Fenatran, que acontece até a sexta-feira (18), no São Paulo Expo, em São Paulo.
A Free2Move é a sexta marca global do Groupe PSA — a primeira de soluções mobilidade —, que não confirmou uma data precisa para o início de das operações. Os visitantes da mostra do transporte rodoviário de carga, porém, poderão conhecer o Connect Fleet, primeiro serviço que será oferecido aqui.
Lançado em 2014 na Europa e dedicado ao segmento B2B, o Connect Fleet já tem mais de 300 mil veículos conectados de 8 mil clientes em três continentes. O serviço de telemetria permite um acompanhamento preciso do uso e funcionamento de cada veículo de uma frota, com informações em tempo real, por exemplo, de aceleração, consumo, freadas, velocidade em curvas e até do nível de combustível no tanque.
Pablo Averame, Vice-Presidente de Produto, Marketing, Mobilidade e Serviços Conectados América Latina, esclarece que, inicialmente, a assinatura do Connect Free será oferecida em pacote único, que envolve gerenciamento de frota e combustível (rastreamento de quilometragem, horários de utilização, monitoramento do consumo de combustível), monitoramento de práticas seguras de direção e trajetos, e geolocalização.
Opcionalmente, a empresa contratante poderá adquirir serviços adicionais como imobilizador do veículo, botão de privacidade — pode-se definir que o monitoramento se dará, por exemplo, apenas no horário comercial ou durante a semana — e até identificador de motorista. Adicionalmente, o recurso de recuperação de veículo roubado também estará disponível.
A marca Free2Move é mais conhecida do consumidor final na Europa pelos serviços de compartilhamento de veículos. Cidades como Paris, Madri e Lisboa já dispõem de centenas de carros elétricos gerenciados pela empresa e que estão disponíveis por meio de aplicativo. O serviço começou este ano também nos Estados Unidos, porém apenas com modelos movido a gasolina ainda.
Averame confirma que o compartilhamento no Brasil ainda depende do encaminhamento de vários estudos, mas que o Connect Fleet é apenas o primeiro dos vários serviços que a marca oferecerá aqui. “Começamos pelo segmento B2B. O próximo produto já está previsto para 2020”, limita-se a informar.
LEIA MAIS
→PSA investe R$ 220 milhões para nova plataforma em Porto Real
→ Grupo PSA lança Free2Move nos EUA
Foto: Divulgação/PSA
- Consórcios caminham para recorde de cotas vendidas - 16 de dezembro de 2024
- Após três décadas, Corolla perde a hegemonia de Toyota mais vendido no Brasil - 16 de dezembro de 2024
- Segundo semestre “salva” as exportações de veículos - 12 de dezembro de 2024