Com crescimento de 25% no mercado de reposição e de 16% nas vendas para montadoras, a Meritor quer continuar expandindo seus negócios acima da média do mercado brasileiro, principalmente em função das novidades que está trazendo para o País.
“Fechamos o ano fiscal encerrado em setembro com desempenho positivo em todas as áreas”, comentou Luís Marques, gerente de aftermarket da Meritor, ao revelar o índice de expansão obtido pela empresa no mercado de reposição, “bem acima da média de crescimento divulgada pelo Sindipeças, em torno de 6% este ano”.
Sobre a alta nas vendas para montadoras, o diretor de vendas e marketing da Meritor, Cleber Assanti, destacou que a empresa quer continuar ganhando market share a partir da oferta de novos produtos e tecnologias para o mercado brasileiro. “O que deverá puxar isso são os novos projetos para caminhões com motores Euro 6, além da retomada do fornecimento de eixos para o VW New Delivery”, explicou o executivo.
Principal fornecedora de eixos e sistemas para drivetrain de veículos comerciais na América Latina, a Meritor mostra seus mais recentes avanços para o mercado de caminhões na Fentran 2019, que acontece no São Paulo Expo até sexta-feira, 18.
Dentre as novidades, o eixo elétrico 14Xe, primeiro produto desenvolvido pela recém-criada marca Blue Horizon, dedicada ao desenvolvimento de novas tecnologias Meritor em todo o mundo, já em testes na matriz da companhia, em Michigan, nos Estados Unidos.
LEIA MAIS
→Renovação de frota volta à tona na Fenatran
→Meritor conclui a compra da AxleTech
→Continental promove test drive do pneu Conti HAC 3 na Fenatran
A empresa já fornece eixo elétrico para o caminhão leve e-Delivery, da Volkswagen Caminhões e ônibus, e com o modelo 14Xe passará a atender mundialmente o segmento de médios, acima de 16 toneladas de peso bruto total. Segundo Assanti, a eletrificação de caminhões é uma tendência também para o mercado brasileiro e, em um futuro próximo, será essencial para caminhões que rodam em curtas e médias distâncias.
“Quando a eletrificação se tornar realidade no Brasil nós já estaremos prontos para atender a demanda”, comenta o executivo, destacando que o eixo elétrico que já comercializa no Brasil está despertando o interesse de várias montadoras e também das implementadoras brasileiras.
O eixo 14Xe conta com um motor elétrico central de duas velocidades, integrado ao eixo diferencial trativo, liberando espaço para alocar a bateria, inversores e demais hardwares necessários aos veículos elétricos.
Adalberto Momi, diretor geral da Meritor do Brasil, diz que a Fenatran é o ambiente ideal para discutir a eletrificação e outros avanços tecnológicos para o setor. “Também é importante o fato de o evento ocorrer em um ano de recuperação do mercado interno. Deixamos para trás o período de crise e enxergamos pela frente um cenário
promissor”, comentou.
Em seu estande, a empresa também mostra sua força no mercado de reposição com o “cantinho do reparador”. Neste espaço, os clientes podem conhecer as principais soluções que a marca oferece para o aftermarket, além de realizar consultorias sobre os produtos de seu interesse.
Foto: Divulgação/Meritor
- 2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil” - 19 de dezembro de 2024
- 2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro - 19 de dezembro de 2024
- Importações de autopeças avançam 11%, exportações recuam 14% - 18 de dezembro de 2024