A Volkswagen Caminhões e Ônibus lança no País a RIO, empresa de serviços digitais do Grupo Traton, do qual a VWCO pertence, dedicada ao suporte do ecossistema logístico. A tecnologia, baseada em nuvem, permite integração de dados da cadeia de transporte a partir da introdução da conectividade nos veículos da companhia.
“A RIO representa uma nova era de serviços para VWCO”, destaca Roberto Cortes, presidente e CEO da fabricante para a América Latina, durante o anúncio da novidade na Fenatran 2019, no domingo, 13 de outubro. “Temos uma unidade de negócios para cuidar da gestão de desempenho, segurança e logística do cliente.”
Com a RIO, surge na fabricante de Resende (RJ) uma nova estrutura de atendimento no pós-venda, o Volkscare, na qual reúne equipe focada no aumento de produtividade do transportador. A nova unidade de negócio tem como missão contribuir com a rentabilidade no transporte, em uma espécie de gestão compartilhada em tempo real. Por meio de relatórios operacionais gerados pela conectividade é possível corrigir eventuais falhas operacionais.
LEIA MAIS
→VWCO anuncia consórcio para produção de elétricos em Resende
→VWCO leva para a Fenatran novidades do leve ao pesado
→VWCO incorpora câmbio automatizado no Delivery
O Volkswcare chega para atender todos os veículos produzidos pela VWCO e, principalmente, formatado de maneira a construir atendimentos customizados, de acordo com a aplicação do cliente da marca.
Dentre os pacotes de serviços, a VWCO passa a oferecer o RIO Essentials, plano gratuito no qual reúne dados como velocidade média, distâncias percorridas, consumo médio e posição dos veículos atualizados a cada 15 minutos; RIO Geo, que monitora o veículo, minuto a minuto, permitindo roteirização com base em dados de tráfego, peso e altura das vias, além de permitir criação de cercas e alertas ao gestor; RIO Advance, que proporciona armazenamento do dados por até 25 meses e acesso pelo celular; e o Rio Security, solução dirigida à gestão de riscos e segurança da carga, inicialmente em parceria com a Omnilink.
Além de reforçar o pós-venda, a RIO também traz um marketplace que permitirá ao transportador selecionar serviços próprios e de parceiros de maneira modular e flexíveis. As ofertas podem ser contratadas individualmente e canceladas a qualquer momento, sem multas ou prazo.
Foto: VWCO/Divulgação
- Iveco avança em conectividade com o S-Way - 19 de dezembro de 2024
- Mercado de caminhões: disputa de marca mais acirrada só mesmo em pesados. - 18 de dezembro de 2024
- MWM aumenta o Centro de Distribuição de Peças em Jundiaí - 16 de dezembro de 2024