Modelo ainda tem fôlego para encarar concorrentes mais novos e somou 15,7 mil unidades até setembro, 59% a mais
Lançado no Brasil em 1984, o Fiat Uno assistiu a chegada de centenas de novos modelos no mercado, presenciou mudanças radicais na tecnologia sobre rodas, deixou pra trás o tempo em que até o espelho retrovisor do lado direito era considerado opcional e pago à parte na concessionária. Enfim, o velho modelo da Fiat é testemunha ocular da evolução da mobilidade que o mundo assistiu nesses 35 anos.
Contemporâneo de Michel Foucault e Tancredo Neves, o Uno viu a estreia da internet no Brasil, o movimento Diretas Já, o início da carreira de Ayrton Senna na Fórmula 1 e a Seleção Brasileira conquistar por duas vezes a Copa o Mundo.
O que esperar de um produto como esse em pleno 2019, com o mercado forrado de modelos dotados da mais alta tecnologia, com equipamentos de última geração, sistemas de segurança de ponta na era do carro elétrico e autônomo?
Por mais improvável que possa parecer, o velho Uno ainda tem fôlego para encarar concorrentes mais novos e poderosos. Com 15.662 unidades de janeiro a setembro, o carro de entrada da Fiat foi o que mais cresceu este ano, um aumento de 59% sobre o volume vendido no mesmo período do ano passado, superando concorrentes como o Jeep Renegade (segundo que mais cresceu, com 50.119 unidades e 50,4%) e o Ford Ka sedã (terceiro, com 38.766 e 42,5%).
Com o posicionamento do Mobi como carro de entrada da Fiat para a venda no varejo, o Uno acabou tendo uma vocação como carro de trabalho, para atender corporações e frotistas. E o resultado foi bastante positivo num ano em que metade das vendas de automóveis e comerciais leves foram diretas (quase 1 milhão de unidades até aqui).
O Renault Kwid (39%), os Chevrolet Spin (34,7%) e Prisma (31,7%) também tiveram aumentos de venda expressivos no período, mas vale destacar a presença do Fiorino, que é derivado do velho Uno, na quinta posição do ranking dos que mais aumentaram as vendas em 2019. O utilitário da Fiat teve 12.425 unidades negociadas e cresceu 35,1%.
São números realmente expressivos, considerando que o crescimento do mercado de carros e comerciais leves nos nove primeiros meses do ano foi de apenas 8,7% (1.935.335 unidades).
Chevrolet Onix (23,8%), Renault Captur (22,8%) e Hyundai Creta (20,8%) completam a lista dos dez carros que mais evoluíram de janeiro a setembro deste ano.
No total, 23 automóveis cresceram acima da média do mercado. Outros nove tiveram aumento de vendas, mas com índices abaixo da média (veja a lista) e outros 17 venderam menos do que no ano passado.
Class. | Marca Modelo | 2018 | 2019 | Variação |
Qtd. | Qtd. | % | ||
1º | Fiat Uno | 9.843 | 15.662 | 59,1 |
2º | Jeep Renegade | 33.319 | 50.119 | 50,4 |
3º | Ford Ka sedã | 27.195 | 38.766 | 42,5 |
4º | Renault Kwid | 46.641 | 64.874 | 39,1 |
5º | Fiat Fiorino | 9.195 | 12.425 | 35,1 |
6º | GM Spin | 15.263 | 20.566 | 34,7 |
7º | GM Prisma | 49.683 | 65.422 | 31,7 |
8º | GM Onix | 146.223 | 181.039 | 23,8 |
9º | Renault Captur | 17.350 | 21.267 | 22,6 |
10º | Hyundai Creta | 33.865 | 40.912 | 20,8 |
11º | Honda City | 9.705 | 11.702 | 20,6 |
12º | Fiat Argo | 46.023 | 55.113 | 19,8 |
13º | Renault Duster | 15.440 | 18.098 | 17,2 |
14º | Nissan Kicks | 33.787 | 39.513 | 16,9 |
15º | Volkswagen Virtus | 29.285 | 34.153 | 16,6 |
16º | Fiat Strada | 49.079 | 56.587 | 15,3 |
17º | Volkswagen Gol | 52.535 | 60.268 | 14,7 |
18º | Fiat Mobi | 36.912 | 40.872 | 10,7 |
19º | Toyota Hilux | 27.348 | 30.138 | 10,2 |
20º | Hyundai HB20s | 23.967 | 26.105 | 8,9 |
21º | Ford Ranger | 14.750 | 15.811 | 7,2 |
22º | Fiat Toro | 43.035 | 45.894 | 6,6 |
23º | Volkswagen Amarok | 13.814 | 14.527 | 5,2 |
24º | Volkswagen Fox | 28.624 | 29.649 | 3,6 |
25º | Honda Civic | 19.470 | 20.101 | 3,2 |
26º | Toyota SW4 | 9.751 | 10.050 | 3,1 |
27º | Renault Logan | 17.794 | 18.264 | 2,6 |
28º | Volkswagen Voyage | 23.480 | 23.495 | 0,1 |
29º | GM S10 | 23.207 | 23.215 | 0 |
Fonte: Autoinforme
Foto: Divulgação/FCA
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