Produto

XC40 Recharge abre a era dos carros elétricos na Volvo

Família Recharge terá um produto por ano nos próximos cinco anos. Empresa quer reduzir pegada de carbono por carro em 40% até 2025.

Os brasileiros admiradores da Volvo e de veículos movidos a eletricidade, só precisarão aguardar quatro ou cinco meses para poder comprar um carro que satisfaça essas duas preferências. A marca sueca anunciou que ainda no primeiro trimestre de 2020 oferecerá em sua rede de revendas o XC40 Recharge, seu primeiro carro totalmente elétrico.

A versão elétrica do conhecido utilitário esportivo foi lançada mundialmente nesta quarta-feira (16) e é o primeiro membro de futura família de modelos elétricos que ganhará um novo produto por ano nos próximos cinco anos. Com eles, a montadora espera que metade de suas vendas globais de 2025 seja de elétricos e os outros 50% de híbridos.

A Volvo escolheu o nome Recharge para designar todos os seus veículos que tenham motor híbrido plug-in ou que sejam totalmente elétricos.

“Reafirmamos para a Volvo Cars, o futuro é elétrico”, disse Håkan Samuelsson, CEO global da empresa, durante a apresentação do XC40 elétrico, que mereceu transmissão mundial pela internet.

Todos os modelos da marca terão uma opção elétrica, sejam utilitários ou mesmo os carros da série 60.

Para atender a essa variação e a perspectiva de que os híbridos plug-in representem 20% de suas vendas mundiais já no ano que vem, a Volvo pretende triplicar a capacidade de produção de veículos eletrificados.

LEIA MAIS

→ Novo Volvo S60 chega em setembro

→ Ricardo Ochiai é o novo diretor comercial da Volvo Car Brasil

Com tração nas quatro rodas e um motor que desenvolve o equivalente a 408 hp, o XC40 Recharge, segundo a montadora, pode percorrer até 400 km com uma única carga. A bateria, integrada ao piso e isolada por uma gaiola de segurança de alumínio, precisa de apenas 40 minutos para atingir 80% de sua capacidade em fonte de carregamento rápido.

Pegada de carbono – A criação de família de produtos 100% elétricos integra plano da montadora de reduzir a pegada de carbono do ciclo de vida por carro em 40% entre 2018 e 2025. A empresa quer se tornar uma empresa neutra em relação ao clima em toda a sua cadeia de operações até 2040.

Para alcançar 40% de redução por carro até 2025, adotará série de ações para diferentes áreas. No curto prazo, elas incluem a redução de 25% das emissões de CO2 relacionadas à cadeia de suprimentos global até 2025, inclusão de 25% de plásticos reciclados nos novos carros também até 2025 e diminuição de 25% nas emissões de carbono geradas pela companhia incluindo operações gerais, como produção e logística.


Foto: Divulgação/Volvo

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás