Em pesquisa, 78% dos entrevistados se mostraram preocupados em ceder informações
Se depender dos consumidores, a vida das empresas de tecnologia que estarão envolvidas em serviços de mobilidade e transporte no Brasil não será, por enquanto, tão fácil quanto em outros países. Pelo menos é o que se pode interpretar de recente pesquisa desenvolvida pela Here Technologies, uma das líderes globais de mapas e serviços de localização.
Foram ouvidas cerca de 10 mil pessoas daqui, Estados Unidos, principais mercados da Europa, além de clientes da Austrália e Japão. O Brasil é o país que concentra o maior número proporcional de consumidores desconfiados a respeito do compartilhamento de dados. Nada menos do que 78% dos entrevistados se mostraram preocupados em compartilhar informações pessoais, taxa muito superior à média mundial de 53%.
A pesquisa indica ainda que 52% dos brasileiros estariam mais dispostos a comprar serviços ou usar aplicativos de empresas que já conhecem. Essa falta de confiança é um complicador para a expansão e aprimoramento de serviços no País, diz a Here.
O levantamento revelou ainda que 44% dos cliente s no Brasil “provavelmente compartilhariam dados de localização se soubessem quando e para que seriam utilizados”.Ainda assim, curiosamente, em escala global, somente 26% dos usuários se mostraram informados e afirmaram que sabem o objetivo das empresas que utilizam os dados de clientes, enquanto no Brasil o índice é superior, chegou a 32%.
Os serviços de aplicativos de mobilidade são os mais bem aceitos pelos brasileiros para compartilhamento de dados: 78% dos ouvidos topariam disponibilizar seus dados. Os aplicativos de táxi vêm logo a seguir, com 74% de aceitação.
“Nosso estudo mostra claramente que o comportamento do consumidor está mudando no que diz respeito à mobilidade como serviço”, disse Aleksandra Kovacevic, gerente de engenharia de serviços de privacidade da Here Technologies, que lembra que o estudo constatou que mais de 70% dos consumidores no mundo compartilham seus dados de localização pelo menos algumas vezes.
LEIA MAIS
→Ford testa condução remota via 5G
→ Here lança mapa colaborativo
→ PSA lança Free2Move no Brasil
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.