Mercado

Brasileiro é o mais desconfiado em compartilhar dados, diz Here

Em pesquisa, 78% dos entrevistados se mostraram preocupados em ceder informações

Se depender dos consumidores, a vida das empresas de tecnologia que estarão envolvidas em serviços de mobilidade e transporte no Brasil não será, por enquanto, tão fácil quanto em outros países. Pelo menos é o que se pode interpretar de recente pesquisa desenvolvida pela Here Technologies, uma das líderes globais de mapas e serviços de localização.

Foram ouvidas cerca de 10 mil pessoas daqui, Estados Unidos, principais mercados da Europa, além de clientes da Austrália e Japão. O Brasil é o país que concentra o maior número proporcional de consumidores desconfiados a respeito do compartilhamento de dados. Nada menos do que 78% dos entrevistados se mostraram preocupados em compartilhar informações pessoais, taxa muito superior à média mundial de 53%.

A pesquisa indica ainda que 52% dos brasileiros estariam mais dispostos a comprar serviços ou usar aplicativos de empresas que já conhecem. Essa falta de confiança é um complicador para a expansão e aprimoramento de serviços no País, diz a Here.

O levantamento revelou ainda que 44% dos cliente s no Brasil “provavelmente compartilhariam dados de localização se soubessem quando e para que seriam utilizados”.Ainda assim, curiosamente, em escala global, somente 26% dos usuários se mostraram informados e afirmaram que sabem o objetivo das empresas que utilizam os dados de clientes, enquanto no Brasil o índice é superior, chegou a 32%.

Os serviços de aplicativos de mobilidade são os mais bem aceitos pelos brasileiros para compartilhamento de dados: 78% dos ouvidos topariam disponibilizar seus dados. Os aplicativos de táxi vêm logo a seguir, com 74% de aceitação.

“Nosso estudo mostra claramente que o comportamento do consumidor está mudando no que diz respeito à mobilidade como serviço”, disse Aleksandra Kovacevic, gerente de engenharia de serviços de privacidade da Here Technologies, que lembra que o estudo constatou que mais de 70% dos consumidores no mundo compartilham seus dados de localização pelo menos algumas vezes.

LEIA MAIS

→Ford testa condução remota via 5G

→ Here lança mapa colaborativo

→ PSA lança Free2Move no Brasil


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás