Inscrições dos projetos vão até 17 de novembro e aporte pode chegar a R$ 100 mil
Em parceria com o Programa Nexos, a FCA, Fiat Chrysler Automóveis, está lançando um desafio às startups brasileiras sobre como utilizar o carro como plataforma móvel para criar soluções. Podem ser propostos projetos tanto para novos usos das tecnologias já existentes no automóvel, como central de multimídia e câmeras, como os que envolvam novos significados aos dados capturados pelos seus sensores.
Outra inspiração, segundo a FCA, é o acesso às oportunidades que as cidades podem oferecer a partir de novos serviços e negócios. As inscrições vão até 17 de novembro pelo site http://sebrae.com.br/nexos e a startup selecionada receberá até R$ 100 mil para alavancar o projeto de pesquisa e desenvolvimento, além de mentorias especializadas.
O Programa Nexos é fruto da parceria entre o Sebrae e a Anprotec, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, como o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As inscrições destinam-se a empresas que tenham um pequeno negócio inovador formalizado (com CNPJ), legalmente estabelecido em território nacional, limitado ao faturamento anual de R$4,8 milhões e alinhado às áreas de interesse do programa.
LEIA MAIS
→FCA tem novo diretor de desenvolvimento da rede
→Controle de emissões dá Selo Ouro à FCA na América Latina
→FCA inaugura laboratório de test-crash em Betim
Os critérios de seleção, de acordo com a FCA, são competência tecnológica para atender ao desafio, aderência às áreas do seu interesse, potencial de mercado e maturidade da solução. “A indústria automotiva está no curso de uma revolução que permitirá ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis”, explica Breno Kamei, diretor de portfólio, pesquisa e inteligência competitiva da FCA para América Latina.
Segundo o executivo, a parceria com startups é uma forma de impulsionar inovações que vão ajudar as pessoas a resolverem suas atividades cotidianas de maneira fluída. “O carro conectado é o ponto de partida de novas soluções que vão viabilizar relevantes transformações na jornada do consumidor”, completa Kamei.
A FCA é a primeira montadora a lançar desafio no Nexos. “O programa possibilita a conexão de grandes e médias empresas com startups de todo País, contribuindo para a criação de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e pequenas empresas inovadoras”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.
Foto: Divulgação/Bosch
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País