Empresa

FCA e Sebrae desafiam startups sobre carro autônomo

Inscrições dos projetos vão até 17 de novembro e aporte pode chegar a R$ 100 mil

Em parceria com o Programa Nexos, a FCA, Fiat Chrysler Automóveis, está lançando um desafio às startups brasileiras sobre como utilizar o carro como plataforma móvel para criar soluções. Podem ser propostos projetos tanto para novos usos das tecnologias já existentes no automóvel, como central de multimídia e câmeras, como os que envolvam novos significados aos dados capturados pelos seus sensores.

Outra inspiração, segundo a FCA, é o acesso às oportunidades que as cidades podem oferecer a partir de novos serviços e negócios. As inscrições vão até 17 de novembro pelo site http://sebrae.com.br/nexos e a startup selecionada receberá até R$ 100 mil para alavancar o projeto de pesquisa e desenvolvimento, além de mentorias especializadas.

O Programa Nexos é fruto da parceria entre o Sebrae e a Anprotec, Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores, como o apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. As inscrições destinam-se a empresas que tenham um pequeno negócio inovador formalizado (com CNPJ), legalmente estabelecido em território nacional, limitado ao faturamento anual de R$4,8 milhões e alinhado às áreas de interesse do programa.

LEIA MAIS

FCA tem novo diretor de desenvolvimento da rede

Controle de emissões dá Selo Ouro à FCA na América Latina

FCA inaugura laboratório de test-crash em Betim

Os critérios de seleção, de acordo com a FCA, são competência tecnológica para atender ao desafio, aderência às áreas do seu interesse, potencial de mercado e maturidade da solução. “A indústria automotiva está no curso de uma revolução que permitirá ressignificar o carro como uma plataforma aberta de desenvolvimento, como já acontece com os dispositivos móveis”, explica Breno Kamei, diretor de portfólio, pesquisa e inteligência competitiva da FCA para América Latina.

Segundo o executivo, a parceria com startups é uma forma de impulsionar inovações que vão ajudar as pessoas a resolverem suas atividades cotidianas de maneira fluída. “O carro conectado é o ponto de partida de novas soluções que vão viabilizar relevantes transformações na jornada do consumidor”, completa Kamei.

A FCA é a primeira montadora a lançar desafio no Nexos. “O programa possibilita a conexão de grandes e médias empresas com startups de todo País, contribuindo para a criação de um ambiente de negócios propício ao desenvolvimento de soluções tecnológicas e pequenas empresas inovadoras”, ressalta o diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick.


Foto: Divulgação/Bosch

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

Fatia dos carros chineses atinge 6% e venda de nacionais fica estagnada

Por causa da facilidade para importar, marcas chineses estão postergando início de produção local, diz…

% dias atrás

Exportações avançam 48% no 1º quadrimestre impulsionadas pela Argentina

Participação do país vizinho nas remessas brasileiras saltou de 35% para 59% em um ano

% dias atrás

Produção de veículos avança 20% em abril e é a maior em seis anos

No quadrimestre, volume superou 811 mil unidades. Setor abriu 7,5 mil vagas em um ano,…

% dias atrás

Segmento de caminhões acende sinal de alerta na Anfavea

Queda na demanda impacta em ajuste na produção em ritmo 5,5% menor em abril

% dias atrás

Com novo T-Cross, VW retoma exportações para a África

Primeiro lote de 200 unidades seguiu para Camarões, Costa do Marfim, Gana, Madagascar, Ruanda e…

% dias atrás

Volvo inicia produção de ônibus elétricos no País

Fábrica de Curitiba assume a responsabilidade de abastecer o mundo com o BRZT em versões…

% dias atrás