Veículos de nível 4 devem ser lançados até meados da próxima década
A Volkswagen Autonomy , ou VWAT, é a nova subsidiária do Grupo Volkswagen destinada ao desenvolvimento de tecnologias para a condução autônoma. A empresa, anunciada nesta segunda-feira (28), terá escritórios em Munique e Wolfsburg, Alemanha, e operações também no Vale do Silício e na China.
Sob o comando de Alexander Hitzinger, vice-presidente sênior de direção autônoma do grupo, que saiu da Apple no início do ano para desenvolver tecnologias para a divisão de veículos comerciais do grupo alemão.
A Volkswagen define a VWAT como “um centro de excelência para a condução autônoma de soluções do nível 4 e superior”. A divisão trabalhará em conjunto com a Argo AI, startup que já tem participação da Ford e que recentemente recebeu investimento da ordem de US$ 2,6 bilhões da própria montadora alemã.
LEIA MAIS
→ VW lança nova geração do Golf
→ VW prepara lançamento mundial do ID.3 em Frankfurt
“Em meados da próxima década, queremos começar a comercializar a direção autônoma em larga escala”, afirmou Hitzinger, que acredita que veículos autônomos sejam usados incialmente em logística e serviços compartilhados de transporte de carga e pessoas nas cidades.
Exatamente por isso, a primeira divisão vai se beneficiar do trabalho e produtos da VWAT será a de veículos comercias leves, sediada em Hannover, Alemanha. Mas todas as soluções estarão disponíveis para as demais marcas do grupo: Audi, Porsche, Bentley, Volkswagen, Skoda e Seat.
A VW planeja investir cerca de € 30 bilhões em eletromobilidade nos próximos quantro anos, seja em novos veículos ou tecnologias. Perto de € 14 bilhões serão destinados à digitalização, desenvolvimento de novos serviços de mobilidade e em direção autônoma.
LEIA MAIS
→ De olho no carro autônomo, Ford adquire a Quantum Signal
→Carro autônomo no Brasil: tendência ou utopia?
→ Scania AXL: autônomo e sem cabine.
Foto: Divulgação/VW
Com 249,4 mil unidades, outubro tem o melhor resultado mensal do ano
Em debate, os benefícios do Mover e a manutenção dos direitos constitucionais da Zona Franca…
AutoIndústria mostra na próxima semana tudo o que vai acontecer na Fenatran
Sedã e hatch ganham mais no conteúdo do que na forma
Lançada em 1998, Strada segue líder em emplacamentos este ano
Modelo E3-10T coloca a marca chinesa na disputa do mercado de entregas urbanas no País