Osegmento de SUVs segue com comportamento positivo acima da média do mercado brasileiro. Ante alta de 7,5% nas vendas de automóveis e comerciais leves no acumulado deste ano, os SUVs mostraram expansão de 15,6%, com total de 282,2 mil emplacamentos de janeiro a outubro, contra os 416,9 mil do mesmo período do ano passado.
A marca Jeep domina com folga o segmento, com seus dois modelos – Renegade e Compass – ocupando as posições de líder e vice-líder na soma dos primeiros dez meses, com 56,5 mil e 49,3 mil emplacamentos, respectivamente. Na sequência vêm o Hyundai Creta, com 46,2 mil licenciamentos, Nissan Kicks (45 mil) e Honda HRV (39,6 mil). O Ford EcoSport, modelo pioneiro no segmento no Brasil, está em sexto lugar, com a venda de 27,7 mil unidades no ano.
Os SUVs detinham 21,7% do mercado em 2017, índice que subiu para 24,2% no ano passado e chega a 26% este ano, ou seja, respondem por mais de 1/4 das vendas totais de automóveis e comerciais leves no País. Os números constam do levantamento mensal divulgado pela Fenabrave, que divide o mercado brasileiro em 13 segmentos, com os hatches pequenos na liderança, seguidos dos SUVs, sedãs pequenos, veículos de entrada em sedãs médios.
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O segmento dos hatchs pequenos também elevou sua fatia no mercado este ano, mas nesse caso houve uma mudança de classificação pela Fenabrave que teve peso nesse desempenho. Até o ano passado o Ford Ka aparecia como veículos de entrada e em 2019 passou a integrar o segmento dos hatchs pequenos, o que obviamento ampliou volume e, consequentemente, participação.
Balanço dos primeiros dez meses de 2019 mostra esse segmento com total de 615 mil emplacamentos, alta de 24,2% em relação aos 493,9 mil do mesmo período do ano passado. Nele estão incluídos o Chevrolet Onix, líder isolado de vendas no País, o “estreante” Ka, o Hyundai HB20, Volkswagen Polo e Fiat Argo. As vendas do Onix acumulam este ano 200,6 mil unidades, mais do que o dobro do segundo colocado, o modelo da Ford, que soma 86,4 mil licenciamentos. Na sequência vem o HB20, com 85,8 mil unidades vendidas.
Com o Ka deixando de ser classificado como veículo de entrada, o segmento dos modelos mais baratos baixou sua participação de 17,4% no acumulados dos dez primeiro meses de 2018 para 12,3% no mesmo período deste ano. Os primeiros colocados entre os veículos de entrada são o Renault Kwid (70,9 mil emplacamentos), VW Gol (66,8 mil) e Fiat Mobi (45,4 mil).
Foto: Divulgação/Jeep
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