Lançado há dois meses, sedã apresenta falha no software de gerenciamento do motor
Os interessados em comprar o novíssimo Chevrolet Onix Plus, modelo lançado pela General Motors há apenas dois meses, terão que esperar um pouco mais. Após o relato de dois episódios de incêndio com o modelo, a montadora suspendeu as entregas para suas quase seiscentas concessionárias em todo o Brasil.
Em comunicado, a GM afirma que, embora siga aceitando pedidos e vendendo o carro, atualizará o software de gerenciamento do motor antes de retomar as entregas. A empresa também está convocando os proprietários das cerca de 7 mil unidades do Plus que já estão nas ruas para a mesma operação.
A decisão de retardar as entregas e fazer o recall foi tomada imediatamente após a veiculação, nas redes sociais, de vídeo no qual um exemplar do sedã aparece totalmente destruído pelas chamas em uma estrada do Maranhão.
Em setembro, outra unidade foi consumida pelo fogo no pátio da própria fábrica de Gravataí, RS, onde o modelo é produzido. Na nota oficial, porém, a montadora assegura que, neste caso, o incêncio se deveu a um “fator que não tinha relação com o projeto do veículo”.
A GM afirma que, para apresentar a falha, o software de gerenciamento do motor precisa estar sob condições específicas combinadas de pressão atmosférica, temperatura ambiente, umidade relativa do ar e combustível. Contudo, essa situação, acrescenta a montadora, é alertada por sinal visual no painel de instrumentos que indica a anormalidade de funcionamento do motor.
Os proprietários do Plus deverão procurar a rede de concessionárias Chevrolet, onde o reparo será efetuado gratuitamente. A empresa, porém, não informou ainda a data para início dessas intervenções nem mesmo quanto tempo levará a autalização de cada carro. Mas antecipou que oferecerá veículos substitutos, se necessário.
LEIA MAIS
→ GM abre programa de demissão voluntária em São José dos Campos
→ GM lança nova geração do Onix sem alterar preços
Foto: Divulgação/GM
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027