A Volkswagen concluiu as obras de expansão de sua fábrica em Chattanooga, Tennessee, nos Estados Unidos. As obras consumiram cerca de US$ 800 milhões e permitirão a produção de modelos com a arquitetura elétrica global MEB na mesma linha de montagem que fabricará modelos com motores a combustão interna.

Chattanooga, que hoje produz Passat e o utilitário esportivo Atlas, deve empregar mais 1 mil pessoas para a produção de carros elétrico. O complexo inaugurado em 2011 ganhará ainda planta de montagem de packs de baterias, cuja construção foi anunciada nesta quarta-feira, 13, durante a solenidade que marcou o fim das obras de expansão.

O primeiro Volkswagen elétrico norte-americano, provavelmente o utilitário esportivo ID4, sairá da linha de montagem somente em 2022, estima a fabricante. Mas o mesmo modelo chegará já no fim do ano que vem ao mercado local importado da Europa.

A Volkswagen iniciou a produção do ID3, seu primeiro carro elétrico, no início deste mês em Zwickau, na Alemanha, onde também será fabricado o próprio ID4.

Já em 2020 os elétricos começam a ser produzidos também em Anting e Foshan, na China. A Volkswagen planeja fabricar carros elétricos em oito localidades de três continentes.

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Foto: Divulgação/VW

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