Produto

Em pré-venda, Audi Q3 importado custa a partir de R$ 180 mil

Marca já aceita reservas para o e-tron, elétrico de R$ 460 mil

A Audi encerrou os dez primeiros meses de 2019 com exatos 7.051 veículos emplacados no Brasil, queda de 1% sobre igual período do ano passado. O resultado passa longe de satisfatório, afinal o mercado interno de automóveis cresceu, em média, 7,5% na mesma comparação e duas das marcas concorrentes diretas, BMW e Volvo, viram suas vendas avançarem cerca de 10%.

Esse quadro, entretanto, a montadora espera que seja apenas uma fotografia de 2019 e que será  bem diferente, e melhor, em 2020. Isso porque a marca contará em sua rede de 47 concessionárias, já a partir de fevereiro, com a nova geração do Q3, modelo que acumulou 25 mil unidades vendidas no Brasil desde 2013 e um dos maiores sucessos da empresa em seus recém-comemorados 25 anos aqui.

O Q3 foi fabricado no Paraná entre 2016 e 2018. A nova geração, porém, será importada da Europa, onde foi apresentada no ano passado, fabricada sobre a plataforma MQB, a mesma do Volkswagen Tiguan.

Sua nacionalização está em estudo, segundo Johannes Roscheck, presidente e CEO da Audi do Brasil. “[A decisão de produzir aqui] depende de muitos fatores ainda”, disse o executivo, lembrando, por exemplo, os desafios impostos aos custos pelo conjunto de diretrizes dos Rota 2030.

Roscheck não arrisca nem mesmo uma projeção para as vendas do novo SUV para o ano que vem. Ele diz preferir esperar a resposta dos próprios consumidores, que desde esta segunda-feira, 18, podem encomendar o SUV por meio do site da marca por valores que partem de R$ 180 mil.

O Q3 é oferecido em três versões de acabamento, todas com motor 1.4 turbo a gasolina de quatro cilindros, injeção direta, que desenvolve 150 cv e 250 Nm de torque, e transmissão automática de seis velocidades. Para encorajar e atrair os clientes, a empresa promete algumas vatagens para o período de pré-venda, como bônus de até R$ 10 mil no veículo usado e quatro anos de garantia total.

A Audi também aposta no novo desenho da carroceria, que adota a mesma linguagem estilística inaugurada com o recém-lançado Q8 , e no fato de o modelo ter medidas superiores às da geração anterior. O comprimento é de 4.484 milímetros e a largura de 1.849 milímetros, respectivamente 97 milímetros e 25 milímetros a mais. A distância entre-eixos passou a 2.680 milímetros, 77 milímetros maior.

Com essas proporções, a nova geração, diz a montadora, eliminará um defeito apontado pelos consumidores brasileiros no Q3 anterior: o porta-malas diminuto. Agora estão disponíveis 530 litros, na configuração normal, e até 1.525 litros com os encostos do banco traseiro rebaixados. “É o maior porta-malas da categoria”, enfatiza Marcos Quaresma, gerente de marketing de produto.

O Q3 mudou também — e muito — por dentro. A exemplo da carroceria, o interior segue as linhas dos modelos topo  da marca, com painel octogonal e console central com display de 8,8” sensível ao toque. O quadro de instrumentos pode ser digital com  tela de 10,2 polegadas.

Opcionalmente, o utilitário esportivo dispõe de sistemas como controle de cruzeiro que incorpora as funções  adaptativa de velocidade e assistência em congestionamento, park assist, que esterça automaticamente o SUV para entrar e sair de vagas de estacionamento, e o Audi Pre Sense dianteiro, que detecta situações críticas de colisão e alerta o motorista por meio de sinais visuais, sonoros e, se necessário, inicia frenagem de emergência.

E-tron: primeiras unidades em maio no Brasil.

Elétrico – Também nesta segunda-feira, a Audi começou a fazer a pré-venda do e-tron, primeiro veículo totalmente elétrico da marca. O carro, com dois motores elétricos que desenvolvem 408 cavalos, chegará ao Brasil em duas versões de R$ 460 mil e R$ 500 mil.

A mais cara, batizada de Performance Black,  se diferencia apenas por detalhes externos, acabamento interno e pelo sofisticado sistema de som Bang & Olufsen. Opcionalmente, pode ser equipada com câmeras no lugar dos espelhos retrovisores externos. O preço aqui dessa tecnologia, que projeta as imagens em telas nas portas, não foi divulgado ainda. Mas na Europa não sai por menos de € 2,2 mil.


Fotos: Divulgação/Audi

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás