Produto

Space Vizzion será a station wagon elétrica da Volkswagen

Apresentada no Salão de Los Angeles, chegará ao mercado europeu em três anos

Aos poucos, a Volkswagen vai desnudando a família de produtos elétricos que deverá representar boa parte das vendas globais da marca até a metade da próxima década. Depois de lançar o ID3 em Frankfut, em setembro, e  apresentar o ID4, um SUV que deve chegar ao mercado em mais um ano, esta semana a montadora  exibe o ID Space Vizzion no Salão de Los Angeles, Estados Unidos.

A montadora afirma se tratar ainda de um conceito, mas é pouco provável que não se aproxime já muito do terceiro membro da linha elétrica, cuja versão comercial será apresentada no fim de 2021.

Além dos entusiastas de veículos elétricos, o Space Vizzion deve agradar muito os admiradores das station wagons,  configuração de carroceria seriamente ameaçada de extinção no Brasil, mas com mercado significativo ainda na Europa.

O modelo, claramente uma proposta futurista de perua, foi projetado sobre a plataforma elétrica modular MEB. É equipado com um motor traseiro de 275 cavalos e  bateria de 82 kWh. Sua autonomia, diz a VW, é de cerca de 590 km pelas normas europeias e de 483 km, segundo critérios norte-americanos. Mas a montadora assegura que desenvolverá  diferentes versões para a América do Norte, Europa e China.

É clara a identidade de algumas formas e detalhes do Space Vizzion com as adotadas no ID3, compacto que já tem lançamento confirmado para o transcorrer de 2020. O painel  adota telas heads-up de realidade aumentada e multimidia de 15,6 polegadas para controlar entretenimento, equipamentos de conforto e diversas configurações do carro.

LEIA MAIS

→ Volkswagen produzirá elétricos nos Estados Unidos em 2022

→ Volkswagen cria empresa de sistemas de condução autônoma

São duas fileiras de bancos, mas  algumas versões poderão contar com até três. Há sofisticações como o novo sistema de abertura das portas, que extinguiu as maçanetas em favor de superfícies iluminadas que abrem as portas com apenas um toque.

A Volkswagen apresenta no Space Vizizon o que chama de pele de maçã, material visualmente assemelhado ao couro e  desenvolvido a partir dos restos da produção do suco da fruta. A montadora diz que o novo material ecológico já pode substituir cerca de 20% do poliuretano presente nos automóveis.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
Redação AutoIndústria

Notícias recentes

2025, o ano da decolagem dos eletrificados “made in Brazil”

Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…

% dias atrás

2024, um ano histórico para o setor automotivo brasileiro

100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…

% dias atrás

XBRI Pneus anuncia fábrica em Ponta Grossa

Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…

% dias atrás

Iveco avança em conectividade com o S-Way

Transporte rodoviário de carga

% dias atrás

2025 promete vendas em ascensão: até 3 milhões de unidades.

Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…

% dias atrás

BMW produzirá seis novas motos em Manaus em 2025

Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.

% dias atrás