Foram vendidas menos de 8 mil unidades do compacto em três anos
A Caoa Chery não confirmou oficialmente, mas nem precisa. O New QQ, o carro mais barato em oferta no Brasil, não aparece mais no site da empresa. O modelo deixou de ser fabricado em Jacareí, SP.
O encerramento da produção local, iniciada em 2016, era aguardada há algum tempo. Em sua curta carreira, o compacto nunca alcançou números relevantes no mercado interno. Em 2018, somou apenas 3.176 unidades emplacadas e, com marginal participação de 0,87%, foi apenas o 8º carro do segmento que superou 364 mil unidades negociadas.
Outras 3,2 mil unidades chegaram às ruas em 2017 e somente 1.360 nos dez primeiros meses deste ano. Ou seja: menos de 8 mil unidades do New QQ nacional circulam pelo país, além de algumas poucas importadas em 2015.
Além das vendas restritas, a decisão de colocar um fim na trajetória brasileira do modelo deve-se à disposição da Caoa Chery de abrir espaço na linha de montagem para um veículo mais atual e adequado ao mercado brasileiro — o já anunciado Arrizo 6, a partir do ano que vem.
Ainda que custando menos de R$ 30 mil, o New QQ disputava o bolso dos consumidores com, por exemplo, Renault Kwid, os Fiat Mobi e Uno, e os Volkswagen Gol e Up, todos vendidos em redes de concessionárias cinco a seis vezes maiores e que desfrutam de imagens de marcas consolidadas.
LEIA MAIS
→ Arrizo 5e, o primeiro elétrico da Caoa Chery no Brasil
→ Caoa reafirma pré-disposição para novos aportes no Brasil
A Caoa Chery vendeu no mercado interno 16,1 mil veículos de janeiro a outubro deste ano, contra 6,4 mil em igual período de 2018, sendo 2,7 mil unidades apenas do QQ.
Assim, no intervalo de apenas doze meses, as vendas da marca cresceram perto de 250% e as do compacto caíram para a metade, um claro indício de que a montadora resolvera mesmo concentrar-se em novos veículos, especialmente os SUV Tiggo 2, Tigo 5X e Tiggo 7 fabricados em Anápolis, GO, e que respondem por mais de 70% das vendas já.
Em outubro, Marcio Alfonso, CEO da montadora, confirmou a produção do Arrizo 6 em Jacareí, onde é fabricado o Arrizo 5 desde o fim do ano ano passado, e do Tiggo 8 em Goiás.
Foto: Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.