Produto

Sem alarde, Caoa Cherry encerra a produção do New QQ

Foram vendidas menos de 8 mil unidades do compacto em três anos

A Caoa Chery não confirmou oficialmente, mas nem precisa.  O New QQ, o carro mais barato em oferta no Brasil, não aparece mais no site da empresa. O modelo deixou de ser fabricado em Jacareí, SP.

O encerramento da produção local, iniciada em 2016, era aguardada há algum tempo. Em sua curta carreira, o compacto nunca alcançou números relevantes no mercado interno. Em 2018, somou apenas 3.176 unidades emplacadas e, com marginal participação de 0,87%, foi apenas o 8º carro do segmento que superou 364 mil unidades negociadas.

Outras 3,2 mil unidades chegaram às ruas em 2017 e somente 1.360 nos dez primeiros meses deste ano. Ou seja: menos de 8 mil unidades do New QQ nacional circulam pelo país, além de algumas poucas importadas em 2015.

Além das vendas restritas, a decisão de colocar um fim na trajetória brasileira do modelo deve-se à disposição da  Caoa Chery de abrir espaço na linha de montagem para um veículo mais atual e adequado ao mercado brasileiro — o já anunciado Arrizo 6, a partir do ano que vem.

Jacareí se concentrará na produção dos Arrizo 5 e Arrizo 6

Ainda que custando menos de R$ 30 mil, o New QQ  disputava o bolso dos consumidores com, por exemplo, Renault Kwid,  os Fiat Mobi e Uno, e os Volkswagen Gol e Up, todos vendidos em  redes de concessionárias cinco a seis vezes maiores e que desfrutam de imagens de marcas consolidadas.

LEIA MAIS

→ Arrizo 5e, o primeiro elétrico da Caoa Chery no Brasil

→ Caoa reafirma pré-disposição para novos aportes no Brasil

A Caoa Chery vendeu no mercado interno 16,1 mil veículos de janeiro a outubro deste ano, contra 6,4 mil em igual período de 2018, sendo 2,7 mil unidades apenas do QQ.

Assim, no intervalo de apenas doze meses, as vendas da marca cresceram perto de 250% e as do compacto caíram para a metade, um claro indício de que a montadora resolvera mesmo concentrar-se em novos veículos, especialmente os SUV Tiggo 2, Tigo 5X e Tiggo 7 fabricados em Anápolis, GO, e que respondem por  mais de 70% das vendas já.

Em outubro, Marcio Alfonso, CEO da montadora, confirmou a produção do Arrizo 6 em Jacareí, onde é fabricado o Arrizo 5 desde  o fim do ano ano passado, e do  Tiggo 8 em Goiás.


Foto: Divulgação

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás