Osistema de consórcio continua apresentado resultados positivos em todos os seus segmentos, com alta de 10,4% na venda de novas cotas relativas a veículos, incluindo tanto leves como pesados e motocicletas, conforme balanço divulgado pela Abac, Associação Brasileira das Administradoras de Consórcio, nesta terça-feira, 26.

Foram comercializadas pouco mais de 2 milhões de cotas de veículos de janeiro a outubro deste ano, contra total de 1,83 milhão no mesmo período do ano passado. Os negócios correspondentes no segmento aumentaram 24,5%, saindo de R$ 55,3 bilhões para R$ 68,9 bilhões e o total de participante subiu 2%, de 6,07 milhões para 6,19 milhões (out/2019) no mesmo comparativo.

Dentro do segmento de veículos o destaque é o subsegmento de pesados, que inclui caminhões, ônibus, tratores, implementos agrícolas e rodoviários. Nesse caso, as vendas de novas cotas mostraram crescimento de 32,5%, saltando de 57,35 mil nos primeiros dez meses de 2018 para 76 mil em idêntico intervalo deste ano.

Os correspondentes créditos comercializados no período chegaram a R$ 12,07 bilhões, valor 38,1% superior ao registrado um ano antes, que foi de R$ 8,74 bilhões. O número de participantes ativos no consórcio de pesados saltou 10,9%, subindo de 302 mil para 334,98 mil. O tíquete médio mostrou estabilidade nos últimos doze meses e manteve-se em R$ 155,5 mil.

No segmento de veículos leves, houve 1,05 milhão de adesões nos primeiros dez meses deste ano, número 11,2% superior ao do mesmo período do ano passado ( 944 mil). Os negócios decorrentes das comercializações totalizaram R$ 47,63 bilhões, 20,2% a mais do que no período de janeiro a outubro de 2018, que foi de R$ 39,63 bilhões.

O total de consorciados ativos no subsegmento de veículos leves também apresentou avanço. Em outubro, atingiu 3,69 milhões, 2,5% superior aos 3,60 milhões em 2018. No mesmo mês, o tíquete médio foi de R$ 47 mil, 10,5% maior que os R$ 42,54 mil de outubro de 2018

No período de janeiro a outubro, a potencial participação das contemplações nas vendas do mercado interno foi de 24,4%. Esse percentual correspondeu a um veículo leve a cada quatro comercializados no mercado interno por meio do mecanismo.


Foto: Divulgação/Volvo

 

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