A partir de um investimento de R$ 1,4 bilhão na nova geração do Onix, a General Motors vai ampliar a produção no Complexo Industrial Automotivo de Gravataí de 63 unidades por hora para 66 a partir do primeiro trimestre de 2020. O projeto envolveu a contratação ao longo deste ano de 500 novos funcionários na fábrica e outros 1,5 mil nos fornecedores, com a criação de 2 mil novos postos de trabalho no Rio Grande do Sul.
Também foi ampliada a base fornecedora no estado, com a incorporação de sete novos sistemistas – cinco instalados no complexo e dois fora – com um total agora de 15 fornecedores no estado. No total, a produção do Onix contempla um quadro de 7 mil funcionários, dos quais 3,2 mil dentro da fábrica da GM, conforme revelou Marina Willisch, que em 1º de janeiro próximo assume a vice-presidência da empresa na América do Sul.
Para marcar o início de venda do Onix hatch no mercado brasileiro – o sedã Onix Plus começou a ser vendido dia 12 de setembro -, a GM promoveu nesta quarta-feira, 27, a inauguração das novas instalações da fábrica de Gravataí, que a partir dos investimentos dos dois últimos anos enquadra-se agora no conceito de indústria 4.0. A área construída foi ampliada de 154 mil m2 para 161 mil m2 e
Presentes na cerimônia o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e 0 vice-presidente da GM América do Sul, Marcos Munhoz, que aposenta-se no final deste ano. Ambos aproveitaram o evento para falar dos novos empregos e da chegada de mais fornecedores ao estado.
Os novos sistemistas instalados no complexo de Gravataí, estão a chinesa Yapp, fabricante de tanque de combustível, e a Reydel, que faz cockpit (antes era a Continental). Dentre as que estão fora, as coreanas SL, do segmento de faróis, e Dong Yon, que produz quadro de portas, ambas com fábrica num raio de 30 km.
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Operando atualmente em três turnos, a fábrica de Gravataí ganhou 400 novos robôs de soldagem, totalizando agora 725, sendo 100% dos pontos de solda automatizados, segundo informações do diretor do complexo, Luís Mesa.
O complexo industrial de Gravataí também ganhou nova fábrica de injeção de para-choques, com quatro máquinas de injeção e novas áreas de ferramentaria e de pintura do componente. Os para-choques antes eram produzidos pela Pelzer – que continua fornecendo outros componentes – e vinham de São Paulo. “Com a produção local, reduzimos custos”, explicou o vice-presidente.
Munhoz lembrou que esta é a terceira grande expansão da fábrica da GM de Gravataí, que começou a operar em 2000, com a produção do Celta, inaugurando na época o conceito de condomínio industrial.
Atualmente o complexo gaúcho concentra toda a produção da nova geração do Onix, que além do motor 1.0 aspirado ganhou motorização 1.0 turbo tanto na opção hatch como sedã. A geração anterior do modelo, agora denominada Joy (hatch) e Joy Plus (sedã), está sendo feita na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista.
Foto: Divulgação/GM
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