Com investimento calculado em € 650 milhões, BMW e a chinesa Great Wall Motor construirão uma fábrica na China para produção de veículos elétricos. Para isso, os dois grupos constituíram a joint venture Spotlight Automotive.
A planta será erguida em Zhangjiagang, China, localidaDE próxima de Xangai, e empregará cerca de mil pessoas. A capacidade produtiva instalada inicial é de aproximadamente 160 mil veículos por ano, revelaram as montadoras nesta sexta-feira (29).
Da futura fábrica,cujo cronograma do projeto estipula início de produção em 2022, sairão versões elétricas dos modelos da Mini, marca do Grupo BMW, e também de veículos da Great Wall, considerada a maior produtora chinesa de utilitários esportivos e picapes.
LEIA MAIS
→ BMW Série 1 da terceira geração chega ao País
→ Alemanha multa BMW, Daimler e Volkswagen em € 100 milhões
A China quer que em 2025 ao menos 20% das vendas no país sejam de veículos elétricos. Não por outro motivo fabricantes locais e parceiras estrangeiras têm acelerado investimentos em fábricas, desenvolvimento de veículos e de baterias.
Mesmo com recentes recuos, o mercado chinês sozinho responde hoje por aproximadamente 30% das vendas mundiais de veículos, cerca de 29 milhões de unidades anuais, quase 80% a mais do que os Estados Unidos, o segundo maior polo de consumo de automóveis.
Floto: Divulgação/BMW