Produto

Novo Peugeot 208 será fabricado apenas na Argentina

Modelo começa a ser importado para o Brasil em 2020. PSA não confirma encerramento da primeira geração em Porto Real.

APeugeot confirmou nesta segunda-feira (2) a produção do Novo 208 na Argentina. A segunda geração do hatch, recém-lançada na Europa, sairá da fábrica de El Palomar, na Grande Buenos Aires, a partir do ano que vem e imediatamente começará a ser importada para o Brasil.

O futuro modelo argentino sucederá a primeira geração fabricada desde 2013 em Porto Real (RJ) na América do Sul. Com o surgimento de vários concorrentes, as vendas do 208 vem caindo ano após ano no mercado brasileiro, o maior da região. Nos onze meses de 2019 somaram cerca de 5 mil unidades apenas, queda próxima de 20% sobre o resultado alcançado em igual período de 2018..

Apesar desse quadro, consultada por AutoIndústria, a PSA não assumiu oficialmente o encerramento da produção da primeira geração no sul-fluminense. Em comunicado, Ana Theresa Borsari, diretor geral da Peugeot Brasil, limitou-se apenas a afirmar que “o Novo 208 inaugura uma nova etapa do plano estratégico Virada Brasil”, referindo-se ao programa que pretende elevar a penetração das marcas da PSA no mercado interno para 5% em três anos.

Peugeot e Citroën, hoje, têm participação somada de 1,8%. Só a Peugeot, apenas 0,8%, com pouco mais de 18 mil unidades vendidas de janeiro a outubro, contra 20,2 mil no mesmo período do ano passado. Ocupa a modesta 13ª colocação no ranking das marcas, posição inclusive já ameaçada pela novata Caoa Chery.

LEIA MAIS

→ Cactus ganhará versão elétrica na Europa em 2020

→ Tavares diz que não há planos para encerrar marcas da FCA-PSA

Há cerca de três anos El Palomar vem recebendo investimentos da ordem de US$ 320 milhões em modernização de processos e maquinários para fabricar novos veículos sobre a plataforma CMP. Em outubro, porém, a PSA revelou que desembolsará R$ 220 milhões para adotar variação dela também em Porto Real, unidade que deve priorizar a produção de utilitário esportivos na região.

As obras na linha de montagem do Rio de Janeiro começaram em novembro e seguirão até meados de janeiro, período em que a produção permanecerá interrompida. A PSA assegura que a chegada de uma segunda plataforma não implicará no fim da atual BVH1, sobre a qual são fabricados a primeira geração do 208, além do  Peugeot 2008 e dos Citroën C3, Aircross e Cactus.


Foto: Divulgação/Peugeot

Compartilhar
Publicado por
George Guimarães

Notícias recentes

Volvo garante cinco estrelas no primeiro Truck Safe do Euro NCAP

Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…

% dias atrás

Dulcinéia Brant é a nova VP de compras da Stellantis na região

Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa

% dias atrás

Automec 2025 terá 700 expositores de outros países

É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…

% dias atrás

Stellantis apresenta a STLA Frame para veículos grandes

Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km

% dias atrás

Com fraco desempenho de elétricos, mercado europeu cresce 0,7% em 2024

Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027

% dias atrás

Mercedes-Benz negocia 480 ônibus para BH

Transporte de passageiros

% dias atrás