Sede da joint-venture será em Shangyu, na China
AZF e a chinesa Wolong Electric acabam de assinar um acordo para criar uma joint venture que produzirá componentes e motores elétricos para aplicações automotivas, que deve operar sob o nome Wolong ZF Automotive E Motors, com sede em Shangyu, Província de Zhejiang, China.
“A parceria com a Wolong, importante empresa do mercado chinês de motores e componentes elétricos, é um grande passo para fortalecer nossa estratégia de mobilidade elétrica”, avalia Jörg Grotendorst, chefe da divisão de E-Mobility da ZF. “Com esta joint venture, ampliamos nossa cadeia de valor para motores elétricos, de forma a incluir subcomponentes e poder acessar clientes e fornecedores na China”.
Além de produzir motores e componentes elétricos para os sistemas de transmissão elétrica e híbridas da ZF, a nova empresa – que espera empregar cerca de 2.500 funcionários até 2025 – também atenderá o mercado aberto.
LEIA MAIS
→ZF encaminha a transição para o fim das caixas manuais
→ZF inicia testes de pastilhas para veículos híbridos
→Volkswagen produzirá elétricos nos Estados Unidos em 2022
“O acordo para aprofundar nossa parceria com a empresa chinesa e estabelecer uma nova joint venture dedicada ao contrato de produção de motores elétricos é um dos passos sólidos para concretizarmos nosso compromisso de investir na China, além corroborar nossa determinação em contribuir de forma significativa para a eletrificação e mobilidade sustentável neste mercado”, comenta Holger Klein, membro do board Mundial da ZF.
O objetivo, segundo o executivo, é transformar a ZF em uma organização mais ágil para servir o mercado local a partir da região, sem atrasar o processo de tomadas de decisão.
Na avaliação de Jian Cheng Chen, chairman da Wolong Electric, o acordo trará oportunidades de desenvolvimento sem precedentes para as duas empresas. “O empreendimento conjunto com a ZF é o primeiro passo rumo a novas investidas. Esperamos que esta joint venture se torne líder mundial de motores automotivos elétricos”.
Desde janeiro de 2016, a ZF agrupou suas atividades de eletrificação e mobilidade sustentável na Divisão E-Mobility, sediada em Schweinfurt, Alemanha. Mais de 9 mil colaboradores já trabalham nessa divisão, espalhados em vários locais ao redor do mundo.
Foto: Divulgação/ZF
Novo protocolo de testes de segurança da organização passa por avaliações dos estágios de um…
Ela substitui Juliano Almeida, que terá nova posição global na empresa
É um número 20% superior ao da edição de 2023, também realizada no São Paulo…
Plataforma a bateria da fabricante promete autonomia de até 1.100 km
Ford vai demitir 4 mil trabalhadores na região até 2027