Montadora registra crescimento acima de 30% em 2019 e vence mais uma licitação de 3,6 mil ônibus para o Caminho da Escola
O presidente e CEO da Volkswagen Caminhões Ônibus, Roberto Cortes, estima um crescimento de 5% a 10% no mercado de caminhões no ano que vem.
“A economia está se ajustando, com viés de alta no PIB. De um modo geral, o ambiente de negócios está melhorando, que é o que o investidor avalia. Vejo mais oportunidades que riscos”, disse o executivo durante encontro com a imprensa na quarta-feira, 4, em São Paulo.
Caso se consolide a estimativa de Cortes, o mercado de caminhões e 2020 poderá absorver em torno de 113 mil unidades, ao considerar a estimativa da Anfavea para 2019 de 103 mil caminhões.
LEIA MAIS
→RIO: nova frente de negócios da VWCO.
→VWCO leva para a Fenatran novidades do leve ao pesado
→VWCO negocia lote previsto no Caminho da Escola
→VW amplia participação no transporte de bebidas
Cortes prefere não detalhar o desempenho da empresa no cenário que vislumbra, “market share é consequência de trabalho bem feito”, avalia. De qualquer maneira, ao colocar em perspectiva, a empresa tem com o que contar ano que vem.
Embora se trate de ônibus, a fabricante acaba de vencer nova licitação para 3,6 mil ônibus para o programa Caminho da Escola. No lote estão 3,2 mil modelos rurais divididos entre as configurações Volksbus 8.160 ODR ORE1 e Volksbus 15.190 ODR ORE3, além de 400 unidades Volksbus 8.160 OD ONUREA Piso Alto para o transporte urbano de estudantes.
No negócio também estão a Marcopolo e a Neobus como encarroçadoras. “As prefeituras e estados de todo o País já podem adquirir os ônibus, com entregas de janeiro a novembro do ano que vem”, lembra Cortes.
A VWCO também chega ao fim de 2019 contabilizando resultados positivos. No acumulado até novembro, a fabricante registrou crescimento de 32,6% no segmento de caminhões, com 21,8 mil unidades entregues. “Não ousaria pensar em um número desses no ano passado”, admite Cortes. “Dois dígitos sim, mas baixo.”
O executivo destaca o desempenho em nichos, especialmente no transporte de bebidas. Ao longo do ano, a VWCO forneceu ao segmento mais 1,5 caminhões das marcas VW e MAN, dos quais 1,1 mil unidades para o mercado brasileiro e o restante para países como Colômbia, México e Paraguai.
No segmento de chassi para ônibus, o avanço nas vendas da companhia foi ainda mais robusto. Enquanto o mercado cresceu 42% no acumulado até novembro, as entregas da companhia dobraram, de 2,3 mil unidades em 2018 para 4,7 mil chassis contabilizados no período.
Foto: VWCO/Divulgação
Além da Toyota, Stellantis e BMW já iniciaram produção local. Outras marcas, incluindo as chinesas,…
100 mil novos empregos na cadeia e anúncio de investimento recorde de R$ 180 bilhões…
Operação recebe aporte de R$ 1,5 bilhão e atenderá indústria e mercado de reposição com…
Em 2024 já faltou pouco para superar o resultado de 2019, último ano pré-pandemia; AEA…
Primeiro modelo chega às revendas no primeiro trimestre. Produção crescerá 10%.